Preço da gasolina sobe no litoral puxado pela alta do etanol


Por Marinna Prota Publicado 11/05/2021 às 13h43 Atualizado 16/02/2024 às 01h50

Por Marinna Protasiewytch

Os leitores do JB Litoral enviaram a redação na manhã desta terça-feira (11) mensagens com fotos de mais um aumento no preço da gasolina no litoral. A alta, no entanto, está ligada com outro fator, que não o valor cobrado pelas refinarias. Segundo o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Paranapetro) as usinas produtoras de etanol vêm elevando de forma acentuada os preços.

Posto Jardim Paranaguá, localizado na saída para as praias. Foto: Diogo Monteiro / JBLitoral

Segundo um levantamento feito pelo JB Litoral, o preço médio nas bombas de Paranaguá está em R$5,34. A alteração chega a somar um aumento de 10% nas usinas de álcool, somente nesta última semana, conforme números do CEPEA/ESALQ, ligado à USP. A alta do etanol também tem reflexo direto na gasolina, uma vez que a gasolina comum vendida no Brasil deve levar 27% de etanol na mistura.

Em nota, o sindicato da categoria informou que “os postos de combustíveis não podem comprar os produtos diretamente das usinas ou das refinarias. São obrigados a comprar das distribuidoras. Conforme o Paranapetro vem apontando, as distribuidoras repassam todas as altas com grande agilidade, enquanto demoram para repassar as baixas. Do início de abril para cá, a elevação supera 30% nas usinas”.

Estas elevações, segundo as usinas, ocorrem devido à quebra na atual safra e também a opção pela produção do açúcar ao invés do combustível. No acumulado de 2021 até o momento, o etanol hidratado subiu 45,5% nas usinas.