PM recupera dois veículos e apreende 2 mil kg de fertilizantes após abordar dono de ferro-velho em Paranaguá


Por Redação Publicado 27/05/2022 às 17h51 Atualizado 17/02/2024 às 09h26

Policiais militares prenderam, na manhã desta sexta-feira, 27, na cidade de Paranaguá, o dono de um ferro-ferro pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Na ação foram recuperados um caminhão produto de furto e um automóvel com registro de roubo. Durante as diligências, no ponto comercial do suspeito, ainda houve a apreensão de duas toneladas de fertilizantes que seriam de origem ilícita.

Tudo começou quando uma equipe do Serviço de Inteligência da PM tomou conhecimento de que um caminhão F-14000, o qual tinha sido furtado no município de Araucária, no dia 23, se encontrava no interior de um terreno na Estrada do Toral, bairro Alexandra.

Por volta das 9h, os militares foram ao local e, durante as diligências, encontraram outros veículos estacionados próximo ao imóvel onde estava o caminhão. Durante a abordagem no local, os policiais conversaram com a proprietária da moradia, a qual informou que o veículo de carga era propriedade do seu marido, que seria dono de um ferro-velho no Jardim Iguaçu.

Nas diligências, os militares vistoriaram os outros veículos que estavam no local e constataram que um Honda Civic se encontrava com placas adulteradas e, ao ser verificada a numeração do motor, foi constatado que pertencia a um veículo com alerta de roubo na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2014.

Logo depois, o empresário Claudinei Cardoso, de 40 anos, chegou à residência e foi abordado. Ao ser questionado sobre o Honda Civic, ele informou que tinha adquirido há cerca de cinco meses por R$ 15.000, sendo que os policiais apuraram que o valor comercial do automóvel é quatro vezes maior. Com relação ao caminhão, ele não soube explicar a origem e alegou que estava vendendo pelo mesmo valor que comprou o carro.

Na sequência, os policiais foram até o comércio de ferro-velho do abordado, onde acabaram localizando, em um cômodo, 58 sacos contendo cerca 2 mil quilos de fertilizantes, que seriam provenientes de vazada (crime no qual os autores abrem as bicas de caminhões para furtar a carga que derrama na pista).

No local, ainda foi apreendido um caderno com anotações de compra e venda de produtos desta natureza e recuperados cerca de 560 sacos, tipo ráfia, os quais haviam sido furtados no último dia 9, de uma empresa na cidade.

Diante da situação, Claudinei foi encaminhado para a Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com tudo que foi apreendido, para que fossem tomadas as providências necessárias.