Invicto: parnanguara conquista ouro e é eleito melhor atacante de vôlei sentado nos Jogos Parapanamericano


Por Amanda Batista Publicado 13/06/2023 às 16h16 Atualizado 18/02/2024 às 14h10

Na segunda-feira (12), o paratleta Victor Hugo Taborda realizou mais um feito na modalidade de vôlei sentado. Desta vez, o parnanguara conquistou a medalha de ouro junto à Seleção Brasileira nos Jogos Parapanamericano de Jovens 2023, em Bogotá, e foi eleito como o melhor atacante da modalidade.

A vitória aconteceu em meio a uma campanha de tirar o fôlego, com a seleção saindo campeã em todas as partidas da fase de grupos, nas quartas de final contra a Argentina, por 3 sets a 0, e na grande final contra a Venezuela.

Natural de Paranaguá, o paratleta veste a camisa da Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral (AVPL) e, em maio deste ano, foi convocado para se juntar à equipe brasileira na disputa internacional.

A mãe coruja, Renata Voi, fala sobre o orgulho ao ver o filho conquistar o título junto à Seleção. “Depois de tudo que passamos, tantos momentos difíceis, ver ele ser convocado pela Seleção Brasileira e ainda trazer o título para Paranaguá faz meu coração ficar cheio de alegria e orgulho do meu filho. Mesmo tão novo, conseguiu superar suas dificuldades e transformar tudo em momentos mágicos como esse. Eu estou muito orgulhosa”, comemora a mãe.

A professora e técnica de Victor Hugo na AVPL/SESPOR, Shirley Marques, conta que a vitória e o título de artilheiro da competição é resultado da dedicação que transpassa a carreira do paratleta e da experiência do técnico da seleção, Tony dos Santos.

Após muito trabalho da AVPL, em conjunto com a experiência do professor Tony, pudemos ver a evolução do Victor, que teve um ótimo desempenho. Vitinho cresceu muito como atleta e sabe que pode ir além, por isso estamos radiantes com o resultado e com a felicidade dele e de sua família”, destaca a treinadora.

Paranaguá é referência no esporte

Vitinho, como é mais conhecido, é bolsista na categoria Talento Esportivo, do programa Bolsa Atleta da Prefeitura. Ele perdeu a perna aos 10 anos, por complicações após a aplicação de uma vacina de forma errada.

Além disso, a Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral também recebe incentivos do Poder Municipal por meio da Secretaria de Esportes. Segundo o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, a cidade é referência tanto na modalidade de vôlei sentado quanto em outros esportes.

Para o secretário, o jovem de apenas 17 anos é um exemplo para os demais atletas e promete dar ainda mais orgulho para a Seleção Brasileira e para o time de casa ao longo da sua carreira no esporte.

O sucesso do Victor hoje é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo e essa evolução é importante para que ele atinja níveis cada vez mais altos em sua carreira profissional. Por isso, parabenizo ao Victor, a toda equipe da AVPL e à seleção brasileira da modalidade pelo título”, conclui.

Sobre o Parapan

O evento é destinado para competidores de 12 a 20 anos (ou que completaram ou farão 21 anos ainda em 2023), oriundos de 21 países das Américas. De acordo com o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês), de 2 a 12 de junho, houve cerca de 900 atletas em Bogotá.

Em 2017, última vez em que os Jogos Parapan-Americanos de Jovens foram realizados, o Brasil liderou o quadro de medalhas, com 139 no total: 66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze. A última edição estava marcada para 2021, porém, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada por duas vezes até junho deste ano.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá