O que esperar do Rio Branco, após 15 anos sem disputar uma divisão nacional


Por Redação JB Litoral Publicado 31/05/2021 às 08h30 Atualizado 16/02/2024 às 03h50

Por Marinna Protasiewytch

O Leão da Estradinha já pode utilizar aquela famosa frase: “quando eu cheguei aqui, tudo era mato”. Com o início da Série D, o clube volta a disputar uma divisão nacional, após 15 anos. A última vez foi na Série C, já que não existia a quarta divisão do Brasileiro, em 2006. Nesta temporada, o Rio Branco tem a chance de provar que está melhor do que os últimos anos.

Em jogo treino, o Rio Branco venceu o Prudentópolis por 3 a 0. (Foto: João Laguna/ RBSC)

Para isso, a equipe, que garantiu a vaga na D ainda no ano passado, está investindo em reforços e novos nomes que chegam em Paranaguá. O primeiro deles foi o técnico Danilo Fiuza, que assumiu o elenco há 13 dias da estreia na divisão nacional. A mudança no comando partiu da diretoria, que tem planos, associados com um empresário, interessado em investir no Leão nesta temporada. “A chave para virar a má campanha é trabalho duro. Temos que trabalhar para conseguir encaixar aquilo que não deu certo no estadual. Tem algumas peças para chegar ainda nesta semana. Meu perfil é esse, não tem receita, é trabalhar. Procuro simplificar tudo para passar para os jogadores. Sabemos que não é fácil a competição, é um nível mais técnico”, afirmou Danilo Fiuza, logo após o jogo treino, com vitória do Leão por 3 a 0, em cima do Prudentópolis.

O jogo foi realizado em Morretes, mostrando a preocupação de se poupar o gramado do Nelson Medrado Dias, a Estradinha, para o primeiro duelo da competição. Este confronto, marcado para o domingo (6), contra o Esportivo de Bento Gonçalves, às 16 horas, indica o início de uma trajetória que pode levar o Rio Branco para a Série C.

Departamento de Futebol

Passando ainda pelas mudanças que devem ocorrer até o início da competição nacional, o elenco não está 100% formado e deve ser fechado em cima da hora. A diretoria esconde o jogo, diz que a imprensa terá novidades, em breve, a respeito dos planos bolados para o grupo. Por enquanto, o que é sabido é que 11 jogadores estão dentro das expectativas, 7 deles já devidamente registrados no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No último jogo a escalação contou com Macanhan; Alemão, Jacy, Botelho e Higor; PH, Gabriel Honório e Demetryus; Guga, Bruno Andrade e Vinícius. O atacante Douglas Santana, o meia Zezinho, além do goleiro Juninho não apareceram na listagem do jogo treino, mas estão com contratos regularizados no BID. Já um dos autores do gol, William, atacante de 38 anos, também pode ter o contrato regularizado em breve.

Vitão de novo?

Com uma proposta para assumir a coordenação de futebol, Vitão pode fechar com o Rio Branco e ajudar na captação de atletas para a Série D. Ao JB Litoral, ele confirmou a procura, disse que a proposta é aceitável e que pode voltar ao clube junto com parte da sua comissão técnica. Nesse cargo, ele ficaria próximo do treinador Danilo, dando suporte e analisando as contratações necessárias.

Confira o Guia completo dos clubes que vão enfrentar o Rio Branco na Série D:

Esporte

Pontal do Paraná recebe edição de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná, com estreia histórica de atleta indígena


*Com informações da Assessoria de Imprensa Até quarta-feira (8), Pontal do Paraná é o ponto central dos esportes no Litoral,…


*Com informações da Assessoria de Imprensa Até quarta-feira (8), Pontal do Paraná é o ponto central dos esportes no Litoral,…