Guaratuba contrata Sebrae para “turbinar” economia da cidade; palestras e oficinas estão entre as ações previstas


Por Flávia Barros Publicado 02/07/2022 às 15h06 Atualizado 17/02/2024 às 11h46

A prefeitura de Guaratuba homologou a contratação, com dispensa de licitação, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). A ação foi solicitada pela secretária de Administração da cidade, Denise Lopes Gouveia, em agosto do ano passado, mas só recentemente o processo foi finalizado. De acordo com a justificativa do pedido, Guaratuba “sofreu com a desaceleração das atividades econômicas por um longo tempo devido ao período pandêmico, mas neste momento, com o avanço da vacinação, temos uma nova realidade e a responsabilidade da retomada da economia no município, onde o Sebrae Paraná colocará à disposição ferramentas que poderão mudar o perfil empresarial da cidade, disponibilizando soluções nas mais diversas áreas de conhecimento por meio de cursos, oficinas, palestras, consultorias, por meio de soluções inovadoras e tecnológicas”, disse a secretária na época em seu pedido formalizado ao prefeito Roberto Justus que responde pela pasta atualmente.

Em março o prefeito Roberto Justus, juntamente com a secretaria da Administração, se reuniram com representantes do Sebrae e da ACIG; entre assuntos abordados no encontro estiveram os cursos e a criação de novos produtos turísticos presentes no novo contrato com o Sebrae. Foto: Prefeitura de Guaratuba


CUSTOS X AÇÕES


Segundo o edital, disponibilizado no portal de transparência de Guaratuba, no último dia 21, as ações propostas são a Formatação dos Produtos Turísticos; Processo de Estruturação da Indicação Geográfica da OSTRA; Estruturação da Política Pública de Simplificação e Desburocratização e Formação de Gestores Públicos. O valor a ser pago pela prefeitura para a prestação do serviço é de R$ 389.100,00, a serem pagos em 3 parcelas de R$ 129.700,00. A primeira em agosto deste ano; a segunda em agosto de 2023 e, a última, em agosto de 2024.

Ainda de acordo com a proposta, assinada pela consultora de negócios do escritório do Sebrae em Paranaguá, Catiane dos Santos, “o objetivo do programa é compreender, construir e disponibilizar um conjunto de soluções que atendam às necessidades do empreendedor para seu crescimento e sustentabilidade, contribuindo desta forma para o desenvolvimento econômico da cidade no âmbito do que propõe as Secretarias Municipais através de suas estratégias locais”, descreveu o documento.

DETALHES

O JB Litoral procurou a prefeitura de Guaratuba, por meio de sua assessoria de imprensa, para saber os detalhes da parceria entre o município e o Sebrae, como por exemplo, quais serão os cursos ofertados, onde serão ministrados, quem poderá frequentá-los e a duração de cada atividade. Mas, a prefeitura não se manifestou.

Já pela parte do Sebrae, a reportagem conversou com a consultora de negócios do escritório do Sebrae em Paranaguá, Catiane dos Santos, que assinou a proposta do contrato. No entanto, ela afirmou que quem se posicionaria sobre o assunto seria o consultor de empreendedorismo da entidade, Bruno Valentim, sob a justificativa de estar mais focada atualmente no setor de ambiente de negócios. As questões de capacitações, mesmo que via prefeitura, teriam de ser tratadas com o consultor de empreendedorismo. Em contato com Bruno Valentim, a resposta foi de que, realmente, o assunto teria de ser tratado com a Catiane.

EDITAL VAGO


Diante das dificuldades de acesso às informações por parte dos envolvidos, o JB Litoral verificou que, conforme o edital, “serão disponibilizadas soluções nas mais diversas áreas de conhecimento por meio de cursos, oficinas, palestras, consultorias, e soluções inovadoras e tecnológicas”, constou no documento. Serão 3.044 horas entre serviços prestados pelo Sebrae, consultorias e instrutorias. A estruturação do plano de trabalho e o início das ações, no entanto, só seriam definidas, segundo o edital, após assinatura do contrato e apresentação de empenho.