Instituição realiza campanha contra a pobreza menstrual no litoral


Por Publicado 02/09/2021 às 18h53 Atualizado 16/02/2024 às 12h08

O Podemos Mulher – Litoral, organização que desenvolve políticas públicas para as dificuldades enfrentadas por mulheres, realiza a campanha #PorElas, na tentativa de arrecadar absorventes íntimos para distribuição em áreas de fragilidade social, através de postos de saúde e demais aparelhos de suporte à saúde da mulher. O mote da campanha é combater à Pobreza Menstrual, termo utilizado para a falta de acesso aos produtos de higiene utilizados nesse período, além da falta de infraestrutura sanitária e de conhecimento necessário para esse período do ciclo reprodutivo. No Brasil, cerca de 22% das meninas entre 12 e 14 anos e 26% entre 15 e 17 anos não possuem acesso a produtos de higiene menstrual adequados, causando evasão escolar, problemas no desenvolvimento sociais e até doenças, muitas com consequências irreversíveis à saúde da mulher.

Esta campanha pretende dar start em algo maior, sensibilizando a comunidade quanto a um problema tão silencioso e que causa tantos danos à saúde e ao psicológico de tantas mulheres e meninas do país”, ressalta a Vice-Presidente regional do Podemos Mulher, Brenda Roque.

A ARRECADAÇÃO

A organização deseja arrecadar material de higiene menstrual entre os dia 02 de setembro e 15 de outubro, em diversos pontos de coleta na cidade. As arrecadações serão dispostas em locais onde as mulheres possam adquirir tais itens sem custo, como postos de saúde localizados em regiões de maior fragilidade social.

As doações pode ser entregue nos seguintes pontos:

My Closet

Loucas por Make

Clínica Isabelle Monte

Reluze Confecções

Giovana Bisson Acessórios

As coletas também acontecem a pedido, através do Wpp: (41) 8535-8702. Basta entrar em contato que a equipe recolhe sua doação.

A Instituição

O Podemos Mulher – Litoral é um segmento do Podemos Mulher do Paraná, que visa fortalecer a presença feminina no poder público, além de levantar demandas referentes aos direitos e a defesa da mulher na comunidade, buscando representatividade voz. A organização se estabeleceu recentemente na região, onde tem realizado reuniões e diagnósticos, reconhecendo as fragilidades e as principais solicitações do segmento.