Matinhos: operação conjunta entre PCPR e PMPR cumpre mandados de busca e apreensão, prende duas pessoas e termina em confronto com foragido por morte de vigia


Por Redação Publicado 19/04/2023 às 19h10 Atualizado 18/02/2024 às 09h38

Em uma operação planejada por três semanas e com os devidos mandados judiciais de prisão e busca e apreensão expedidos pela justiça, policiais civis da Delegacia de Matinhos e policiais militares do Comando de Missões Especiais (CME), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) e da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Choque (COC/BPCHOQUE) foram em diversos locais de Matinhos, nesta quarta-feira (19), para durante o cumprimento da Operação Vigia.


ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA


A operação tem esse nome por ter sido iniciada com a investigação do assassinado do vigia Josiel de Souza Gonçalves, 34 anos, executado com mais de 10 tiros no último dia 25, no balneário Inajá, em Matinhos, conforme noticiou o JB Litoral.
De acordo com a Polícia Militar, os alvos da operação eram pessoas ligadas a uma organização criminosa com envolvimento em homicídios e narcotráfico na cidade. No cumprimento dos mandados foram efetuadas duas prisões em flagrante, por tráfico de drogas e posse de arma de fogo e munições, bem como apreendido diversos aparelhos celulares.

Celulares, munições, documentos e dinheiro estão entre os itens apreendidos durante a operação. Foto: PMPR


CONFRONTO


Ainda segundo a polícia, um dos alvos da operação, o qual possuía mandado de prisão em razão do homicídio contra o vigilante, morreu durante troca de tiros com as equipes policiais. Alyson de Lima Gritten da Luz, 30 anos, que havia sido liberado da prisão, com o uso de tornozeleira eletrônica há pouco mais de dois meses, seria novamente preso devido ao mandado de prisão por participação no homicídio do vigia Josiel Gonçalves, no final do mês passado. Ele era morador no balneário Saint Étiene e, de acordo com as polícias civil e militar, no momento em que foi abordado, Alyson recebeu os policiais a tiros em no revide, foi baleado e morreu.


LONGO HISTÓRICO CRIMINAL


Também existe a denúncia de que o suspeito havia participado, poucas horas antes do confronto, de uma tentativa de roubo à farmácia em Matinhos, na madrugada desta quarta, na região da Praia Grande. Crime praticado em conjunto com um segundo suspeito, que também estaria usando tornozeleira, utilizando um pálio prata, o qual estava na frente da residência onde ocorreu o confronto. O veículo foi encaminhado para a delegacia.
Na casa de Alyson foi encontrada, ainda, uma pistola calibre 380, com numeração suprimida, que teria sido usada para atirar contra os policiais, assim como munições (duas deflagradas e 13 intactas). Contra ele pesava denúncias de ameaças contra agentes das forças de Segurança Pública e por aterrorizar moradores, invadindo casas para utilizar na guarda de armas e comercialização de entorpecentes, além de ameaças de morte a vítimas em negócios onde Alyson assumiu a identidade de uma pessoa já falecida para negociar terrenos.