Médicos das unidades de saúde passam a ganhar mais em Paranaguá a partir de 2022


Por Gabriel Santos Publicado 22/12/2021 às 10h22 Atualizado 16/02/2024 às 22h08

A Câmara de Vereadores de Paranaguá aprovou, na segunda-feira (20,) o projeto de Lei 345/2021, que tem a finalidade de ajustar o piso salarial dos médicos. Os estudos partiram de diálogos de uma comissão especial junto aos órgãos representantes da classe, médicos do sistema público de saúde e especialistas no assunto.

Agora o salário base dos profissionais atuantes do Programa Estratégia da Família, com carga horária de 40 horas, passa a ser de R$ 14 mil. A remuneração chega a R$ 21 mil sendo cumpridos alguns requisitos, como atender mais 32 pessoas diariamente, respeitar a carga horária, entre outras condições. Os médicos contratados pelo regime de 20 horas estão liberados para trocar a carga horária.

Para a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, o reajuste irá trazer mais médicos para a cidade.  “Acreditamos que com salários e benefícios mais atrativos, a procura seja acrescida e consigamos atender de forma mais efetiva a população que busca as unidades básicas de saúde”, explica a servidora.

A nova lei entra em vigor já em 1º de janeiro de 2022 no município. Ao mesmo tempo, o projeto sancionado refez toda a estrutura organizacional da Secretaria de Saúde (Semsa).