Fibras de coco verde ganham outra finalidade em Pontal do Paraná
Cerca de 600 quilos de coco verde são retirados todos os dias das praias de Pontal do Paraná na temporada do Verão Paraná, as fibras do fruto ganham outras utilidades ao serem reutilizadas. A iniciativa ambiental “Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável” dá o destino correto a umas das comidas mais consumidas pelos veranistas nas praias.
O projeto tem a participação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), prefeitura de Pontal do Paraná e Sanepar, as ações buscam reduzir os impactos destrutivos da ação humana na natureza. Até os restos da iguaria chegarem à “Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável”, a empresa começa o processo coletando o resíduo. Ele é repassado à prefeitura, que retira as cascas e manda para o departamento da faculdade responsável em cuidar das doações.
O material recebido pelo setor de tecnologia e inovação apresenta diferentes utilidades ao ser tratado. “Serve como vasos para plantas, placas termoacústicas, mantas de contenção geotêxtil, tapetes, carvão de narguilé, briquetes e estofamento de assento de veículo”, afirma o assessor técnico do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unespar, Thyago Ramos da Rocha.
Quando descartado incorretamente na natureza após ser consumido, os cocos demoram uma década para decompor-se, o que traz riscos à preservação. Muitos não sabem, mas o alimento também libera gases do efeito estufa, a grande quantidade do alimento jogado sem ter nenhum cuidado, contribui, mesmo que pouco, ao avanço das mudanças climáticas.