Caminhão quebra na região de Morretes e motorista está parado há quase 1 mês


Por Publicado 23/11/2021 às 16h42 Atualizado 16/02/2024 às 20h02

Atualização: Esta matéria foi alterada com a resposta da empresa DIno Câmbios e Embreagens, citada pelo motorista na entrevista. O conteúdo da resposta na íntegra pode ser conferido ao final da reportagem.

Um caminhoneiro que vinha do Guarujá, em São Paulo, até o porto de Paranaguá, tem passado perrengue por quase um mês já que seu veículo estragou no KM 32 e ele não consegue nenhuma assistência que o auxilie no transporte do caminhão com problemas mecânicos.

Fabiano Francisco Matangelo, 49 anos, natural de Igarapava, cidade que faz divisa entre São Paulo e Minas Gerais está parado desde o dia 28 de outubro. De acordo com o caminhoeiro, o último mês foi de muitas necessidades. “Graças a Deus o povo está me apoiando, ajudando no almoço, janta e banho. Estou aqui a ver navios. O meu câmbio está na garantia e a empresa falou que não vão dar a reposição. Mandaram eu arrancar o câmbio e levar para Ribeirão Preto e como que vou fazer isso se não tenho condições?”, lamentou.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

A empresa a qual Fabiano presta serviços, também não tem dado assistência ao trabalhador. “A firma diz que a única garantia que eles dão, é levar o câmbio para Ribeirão Preto. Mandei o câmbio para lá e a assistência falou que ele está fundido. É mentira deles“, diz.

O problema é recorrente, de acordo com o motorista e agora ele não sabe como agir. “Estou aqui na luta. Minha família está passando necessidade e ninguém faz nada para ajudar a gente. Preciso do câmbio urgentemente, para eu descarregar a carga e retornar para minha casa e continuar minha vida. O único ganho meu é pelo caminhão”, lamenta Fabiano.

O motorista, devido ao tempo prolongado que se encontra parado, está sem dinheiro e quem o auxilia na alimentação é um restaurante na serra. O dono, Cleverson Hartkoff dos Santos, diz que a sua primeira atitude foi ajudá-lo. “Eu entrei em contato com a concessionária, para pedir o apoio deles de colocá-lo no pátio ou em um local seguro. Ele preferiu ficar por aqui devido ao ambiente que daria para se alimentar. Avisei que na alimentação dele, nós iríamos ajudar, desde o café, almoço e janta e até o banho. A gente só quer ajudar devido a situação que está passando”, explica.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

Quem quiser ajudar o motorista, é possível fazer doações por meio da conta bancária:

Nome: Fabiano Francisco Matangelo
Banco: Bradesco
AG: 1693-4
CC: 0023656-0
CPF: 156.249.498-80
Telefone/WhatsApp: (16) 98182-5657

EMPRESA CITADA SE PRONUNCIA

Citada como responsável por ter realizado a manutenção do câmbio, a empresa Dino Câmbios e Embreagens enviou nota ao JB Litoral. Você confere o conteúdo. na íntegra, abaixo:

“A empresa Dino Câmbios e Embreagens, situada na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, vem a público esclarecer o mal-entendido ocasionado pelo senhor Fabiano Francisco Matangelo, que vem acusando indevidamente nossa empresa por falta de assistência.

O senhor Fabiano está alegando que comprou, da empresa Dino Câmbios, um câmbio para seu caminhão e que o mesmo quebrou na cidade de Paranaguá, no Paraná.

Ressaltamos que isso é um equívoco, pois em momento algum a Dino Câmbio comercializou esse produto para ele.

Viemos a público contestar as acusações feitas e ressaltar que a Dino Câmbios se prontificou em ajudar o senhor Fabiano, mesmo não tendo responsabilidade nenhuma sobre o corrido.

A empresa, em solidariedade à situação, analisou sem custo as condições do câmbio e constatou que o mesmo estava fundido.

Portanto, não é de sua responsabilidade arcar com erros de terceiros.”