Pontal do Paraná completa 27 anos nesta terça; prefeito Rudão fala sobre os ‘presentes’ para a cidade


Por Redação Publicado 19/12/2022 às 17h59 Atualizado 18/02/2024 às 00h22
Festa acontece nesta segunda (19), no Centro de Eventos do balneário Marissol, com show gratuito da dupla João Neto e Frederico.

Nesta terça-feira (20), a caçula do Litoral, Pontal do Paraná, completa mais um ano de vida. Já são 27 anos em que o município se tornou independente, após ter sua área desmembrada de Paranaguá.

Para comemorar a data, a Prefeitura está oferecendo uma festa nesta segunda-feira (19), no Centro de Eventos do balneário Marissol, a partir das 19h, com muita música e uma atração nacional para os moradores. A primeira apresentação é do cantor Renan Mariano; depois, às 20h, quem agita o povo é o cantor Felipe Eduardo e; às 22h30, a dupla de sertanejo universitário João Neto e Frederico. À meia noite acontece o show de fogos para celebrar o aniversário.

Para falar sobre a comemoração, as principais conquistas dos últimos anos e as novidades e planos para o futuro, o JB Litoral conversou com o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, que está em seu segundo ano de gestão, após ter sido eleito nas eleições municipais de 2020. Confira o bate-papo na entrevista ping-pong abaixo:

JB Litoral: Pontal completa mais um ano e quais são os ‘presentes’ que a Prefeitura oferece para a cidade nessa ocasião tão especial?

Rudão Gimenes: Nesses 27 anos de Pontal do Paraná a gente deve fazer a inauguração de algumas obras para poder presentear a nossa população. Dentre elas estão a revitalização da Colônia de Pescadores; a pavimentação do Mercado do Peixe de Shangri-lá; a entrega da pavimentação da rua João Mesquita Viana; inauguração da Policlínica, com o seu funcionamento previsto para o comecinho de 2023; a entrega da cobertura do Terminal de Embarque em Pontal do Sul; as iluminações e entrega das passarelas do Grajaú e de Monções; entrega da Escolinha de Surf de Ipanema; entrega dos quiosques de Ipanema, Shangri-lá e Praia de Leste e, também, dos mirantes das passarelas, com a instalação dos binóculos. Isso é um pouco do que a temos previsto para entregar no decorrer desta semana.

JB Litoral: Quais foram os focos da gestão nestes dois primeiros anos? Para qual área o prefeito Rudão teve um ‘olhar especial’?

Rudão Gimenes: Nesses dois primeiros anos focamos em investimentos na reestruturação e revitalização dos prédios públicos, desde troca do telhado, pintura, manutenção, troca de piso, ampliações também de espaços que estavam pequenos, e na pavimentação das vias da cidade. Acredito que tenham sido nossas duas principais atividades. Tivemos investimentos também em passarelas, para poder atender o turista. E a obra do Centro de Eventos, que busca trazer o desenvolvimento da cidade e tornar Pontal do Paraná um local turístico, colocando o município no calendário das pessoas que vêm visitar o Litoral do Paraná.

JB Litoral: Então, neste primeiro momento o foco foi embelezar a cidade para torná-la mais atrativa para receber os turistas. E agora, qual a meta para os próximos anos?

Rudão Gimenes: Continuamos trabalhando na pavimentação, que é um problema que Pontal possui. São mais de 40% das ruas sem pavimentação. Precisamos sempre focar em cima disso. A parte da saúde a gente conclui agora. Também as obras de reestruturação e ampliação dos Centros Municipais de Educação Infantil. Até o ano que vem queremos ampliar o número de vagas nos CMEIS, esse é um dos focos na área da educação. E continuar trabalhando em projetos de embelezamento da cidade, com uma revitalização que deve ser concluída no calçadão de Santa Terezinha, além de dois projetos que temos praticamente prontos e serão licitados no ano que vem, que é a revitalização dos calçadões de Praia de Leste e de Ipanema. O foco que a gente tem é turístico; melhorar a mobilidade da nossa cidade, do nosso cidadão, a pavimentação, melhoria de calçadas, das vias públicas, etc.

JB Litoral: E nas áreas de saúde, segurança e educação – que são o pilar de uma cidade fortalecida -, o que tem sido feito?

Rudão Gimenes: Na segurança nós armamos a Guarda Municipal e compramos equipamentos novos. Fizemos também uma Central de Monitoramento nossa. Iniciamos o concurso público, onde já cumprimos todas as etapas de prova prática, física, psicológica, investigação social e, ano que vem, os classificados vão para a escola de formação da Guarda. Então, na questão da segurança, estamos focando principalmente na nossa Guarda Municipal. Sobre a parte de educação, buscamos, neste ano, aumentar o número de vagas nos CMEIS. E, no ano que vem, pretendemos focar nas ampliações das escolas, porque temos uma demanda muito grande de crianças novas que precisam da creche em período integral. Na saúde trabalhamos com a reestruturação e revitalização dos prédios públicos; informatização com compra de computadores, sistema, compra de equipamentos etc. Agora buscamos, nos próximos dois anos, focar muito na questão do servidor público, da capacitação, da reciclagem, do tratamento humanizado. Para que consigamos ter um atendimento digno à nossa população, com acolhimento. Esse é o nosso grande desafio: melhorar o atendimento nas nossas unidades de saúde.

JB Litoral: Pontal do Paraná foi uma das cidades que mais investiu em eventos ao longo de 2022, atraindo muitos turistas. Essa tendência segue para os próximos anos?

Rudão Gimenes: Pontal ficou muito tempo esquecida, sem grandes eventos, não tinha esse foco aqui na cidade. A gente buscou, com o Centro de Eventos, logo no primeiro ano, ter esse espaço para trazer grandes atrações. A ideia agora é não parar, continuar fazendo mais festas, com diversos tipos de temas; como o Arraiá Caiçara, que foi a festa junina; encontro de motos; festival de frutos do mar; eventos de esportes; etc. Somos uma cidade de praia, de trilhas, de rios, e conseguimos unir o esporte com o turismo. Devemos continuar focando nisso no próximo ano, agregando cada vez mais atividades a esses eventos e trazendo mais turistas a Pontal do Paraná.

JB Litoral: No final de novembro e início de dezembro o Litoral sofreu muito com as chuvas que causaram diversos estragos, especialmente com os deslizamentos nas rodovias da região, que ainda não foram totalmente recuperadas. As estradas que trazem ao Litoral têm enfrentado problemas de longas filas devido a isso. Pontal foi afetada em sua rede hoteleira, comércio, ambulantes etc.? E como está a expectativa para a temporada?

Rudão Gimenes: Fomos afetados, sim. Já sentimos na cidade a redução do fluxo de pessoas nos finais de semana com sol, em razão da estrada. Tínhamos, antes, um final de semana mais movimentado, mais agitado, mas, desde que tiveram os problemas na estrada, nas barreiras, isso acabou reduzindo. É uma pena e espero que, na temporada, não afete de uma forma tão robusta o movimento aqui do Litoral do Paraná.

JB Litoral: Deixe uma mensagem de aniversário e de fim de ano para os pontalenses.

Rudão Gimenes: Quero desejar a todos um feliz 2023! Que tenhamos um final de ano com boas festas, com muita saúde e muita paz. E que nós possamos iniciar 2023 com o pé direito, livre de pandemia, livre dos problemas que temos tido nos últimos anos, como os de estrada, de saúde etc. Que seja um 2023 abençoado, que possamos trabalhar de forma normal, sem precisar ter que se reinventar; que a gente possa ter uma praia movimentada, com muito sol, muito turista, muita saúde acima de tudo, para Pontal sempre estar brilhando no Litoral do Paraná.