Klabin se destaca com projetos de desenvolvimento da região do porto de Paranaguá


Por Redação Publicado 28/07/2021 às 14h39 Atualizado 16/02/2024 às 08h36
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A empresa Klabin S.A., a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país e com 120 anos de história, é uma das grandes incentivadoras do desenvolvimento urbano de Paranaguá com projetos voltados à infraestrutura e na tentativa de resolver problemas crônicos, como o trânsito causado pelo excesso de caminhões na zona portuária.

Uma das principais ações da empresa é a construção de um novo terminal que auxiliaria moradores e os motoristas que passam pela região. “A Klabin vai construir em Paranaguá o Terminal PAR-01, que está localizado na área portuária e conta com acesso ferroviário dentro do armazém. Com isso, a Companhia visa diminuir o fluxo de caminhões no perímetro urbano contribuindo com o tráfego, com a segurança dos cidadãos e com o meio ambiente. A expectativa é reduzir a circulação de até 1.200 caminhões para abastecer cada navio”, explica Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos + Tecnologia da Informação da Klabin.

As ações da empresa, que são recorrentes no município, visam melhorar cada vez mais as condições urbanas e sociais da maior cidade do litoral paranaense, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e também minimizando os impactos das ações da companhia. Além disso, há o cuidado de garantir que as obras e melhorias não atrapalhem ou alterem a rotina da população.

Outra obra visando a segurança dos moradores é a construção de uma nova passarela que será utilizada principalmente pelos trabalhadores portuários. “Na Avenida Portuária, a Klabin construirá uma passarela exclusiva no principal ponto de cruzamento ferroviário e que é muito aguardada pela população por ser também o local de travessia dos Trabalhadores Portuários Autônomos (TPA’s) para acessar o Porto. A passarela beneficiará cerca de 2.800 trabalhadores por dia e, além de melhorar e agilizar o fluxo dos pedestres, aumentará a segurança desses profissionais no trajeto de acesso ao porto, sem a necessidade de aguardar a passagem dos trens. Essa solução foi pensada em conjunto com os sindicatos. A Klabin identificou que este já é um problema atual e está alinhada com os sindicatos e o OGMO (Órgãos de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso)”, explica Sandro Ávila.

Empresa atua diretamente com a comunidade

Reconhecida pelas boas práticas ambientais, a empresa dá um passo além e agora busca realizar projetos que interajam com questões sociais, educacionais e também na geração de emprego. “Também estamos fortalecendo as nossas ações sociais, como o programa de apoio à Gestão Pública, parceria que a empresa mantém com outros municípios do Paraná e que tem trazido muitos resultados positivos para as gestões e as comunidades. Além disso, também implementamos o Programa Caiubi, iniciativa socioambiental que atua junto às escolas municipais. A empresa investe também em melhorias na cidade, considerando o Plano de Arborização Urbana, como em ações para mitigar a interrupção do fluxo de pedestres e veículos por conta dos trens”, explica o diretor de Planejamento Operacional.

Sandro Ávila ainda demonstra que as ações de desenvolvimento socioeconômico têm contribuído para o crescimento da própria empresa, o que reflete em todo o setor produtivo e também na diminuição do índice de desemprego, principalmente em um momento de retração da economia nacional. “No auge das obras da construção do terminal, a expectativa é que sejam gerados cerca de 180 empregos. Já para a operação do Terminal (PAR-01), serão 170 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Somente no Paraná, geramos mais de 10 mil empregos, em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia. A instituição está em ritmo de crescimento no estado do Paraná como um todo. Além dos postos de trabalho gerados, a estimativa é que a carga movimentada por ano via Paranaguá seja de 2,2 MM t/ano”, diz.

Por Brayan Valêncio