Denúncia sobre corte de vegetação nativa movimenta Polícia Ambiental em Matinhos


Por Redação Publicado 11/05/2022 às 09h29 Atualizado 17/02/2024 às 08h12

Policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde (PBAmb-FV) foram acionados, na tarde de domingo (8), para averiguar uma denúncia sobre corte irregular de vegetação nativa nas proximidades do antigo teleférico, em Matinhos.

A ação ocorreu numa região conhecida como “Beco do Mesquita”, bairro Sertãozinho, após informações recebidas pela equipe policial sobre uma pessoa cortando árvores no local. Imediatamente os militares se deslocaram em atendimento à ocorrência e, durante patrulhamento pela região, encontraram uma casa no final do beco, onde uma mulher de 65 anos foi abordada.

Durante as diligências, os policiais visualizaram uma árvore cortada dentro da propriedade, que, segundo a idosa, seria para a construção de um galinheiro. A equipe realizou a inspeção no local e constatou o corte isolado da árvore, o qual teria sido feito com o auxílio de um machado.

A mulher ainda afirmou que a casa não é sua e possui um responsável pelo local. Diante dos fatos, ela foi notificada a comparecer no quartel da PM de Matinhos para apresentação de autorização para o corte de vegetação na região.

O corte de vegetação nativa sem autorização é considerado crime ambiental. Assim como a extração em áreas de preservação, conforme a Lei n. 9.605/1998, a qual dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades prejudiciais ao meio ambiente.