Operação da PF contra o abuso sexual de crianças e adolescentes cumpre mandado em Paranaguá


Por Redação Publicado 12/03/2025 às 10h39

Nesta quarta-feira (12), a Polícia Federal intensificou suas operações para combater crimes cibernéticos que ameaçam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A operação nacional “Proteção Integral” visa identificar e prender indivíduos que, principalmente na internet, se dedicam a armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.

No Paraná, as ações da operação se concentraram em seis cidades. Em Paranaguá, foi cumprido um mandado de busca sem registros de flagrante; em Ponta Grossa, três mandados foram executados com um flagrante; Curitiba teve um mandado sem flagrante; Londrina registrou dois mandados e um flagrante; Foz do Iguaçu teve um mandado sem flagrante; enquanto Maringá cumpriu um mandado com um flagrante.

De acordo com informações da Polícia Federal, a operação resultou no cumprimento simultâneo de 72 mandados de busca e apreensão em 22 estados brasileiros, sob a coordenação da equipe especializada em Crimes Cibernéticos da PF. O objetivo principal é identificar e prender abusadores sexuais que atuam contra crianças e adolescentes. Cerca de 340 policiais federais participaram dessa ação conjunta.

A Operação Nacional também busca assegurar que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados conforme estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.009/1990) e pela Constituição Federal.

O nome “Proteção Integral” foi escolhido em referência ao princípio estabelecido no Estatuto que garante a proteção total das crianças e adolescentes, assegurando seus direitos fundamentais. A Constituição também reforça o dever da família, sociedade e Estado em garantir à infância prioridade absoluta em diversos aspectos da vida.

Além disso, a Polícia Federal enfatiza a importância do papel dos pais e responsáveis na supervisão das atividades online e offline dos jovens, alertando sobre os riscos associados ao abuso sexual. A prevenção é crucial para garantir a segurança e bem-estar das crianças.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO

  • Estados envolvidos: 22
  • Mandados de busca e apreensão expedidos: 73
  • Prisões preventivas: 6
  • Policiais federais mobilizados: 340
  • Prisões em flagrante: 26

MANDADOS POR ESTADO

  • Acre (2)
  • Alagoas (1)
  • Amazonas (1)
  • Bahia (4)
  • Ceará (1)
  • Distrito Federal (2)
  • Espírito Santo (2)
  • Maranhão (4)
  • Minas Gerais (3)
  • Mato Grosso (1)
  • Mato Grosso do Sul (6)
  • Pará (2)
  • Paraná (8)
  • Paraíba (2)
  • Pernambuco (2)
  • Rio de Janeiro (1)
  • Rio Grande do Norte (2)
  • Rio Grande do Sul (12)
  • Roraima (1)
  • Santa Catarina (4)
  • São Paulo (11)
  • Sergipe (1)

PRISÃO PREVENTIVA POR ESTADO

  • Alagoas (1)
  • Distrito Federal (2)
  • Minas Gerais (1)
  • Mato Grosso do Sul (2)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *