PCPR prende 17 pessoas no Litoral dentro de operação nacional de combate à violência contra mulher


Por Redação Publicado 15/09/2023 às 16h52 Atualizado 18/02/2024 às 23h34

Uma força-tarefa no combate à violência contra a mulher. Assim foi a operação executada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), que prendeu 596 pessoas entre os dias 21 de agosto e esta sexta-feira, 15 de setembro, em todo o estado. A Operação Shamar, que aconteceu em todo o País, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em combate à violência contra mulher, também contemplou o Litoral, aqui na região foram 17 prisões.

Mais números do Litoral

Conforme as informações divulgadas pela PCPR, nesta sexta-feira (15), além das 17 pessoas presas por violência doméstica e familiar, também foram registrados no Litoral 122 boletins de ocorrência unificados; 118 medidas protetivas de urgência solicitadas à Justiça; 102 vítimas atendidas e uma arma de fogo apreendida.

Flagrantes e cumprimento de mandados judiciais

Já o balanço da operação em todo o estado, ao longo dos 25 dias, dá conta que os policiais civis prenderam 16 feminicidas (prisões em flagrante e em cumprimento de mandados judiciais); apreenderam 24 armas e 3.029 munições irregulares. Os boletins de ocorrência registrados totalizaram 3.155 ; 4.028 vítimas atendidas e 2.519 medidas protetivas solicitadas ao Poder Judiciário.

Além das ações repressivas, que contaram com apoio das demais forças de segurança estaduais, foram realizadas ações educativas e de acompanhamento de medidas protetivas.  

A delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes, diz que as ações chamam atenção para a necessidade de combate diário da violência doméstica e familiar. “Houve um interesse a nível de instituição para que todas as unidades participassem. Tivemos 152 delegacias participando dessa ação, com investigações próprias em diversas cidades. Eles trabalharam efetivamente ao longo de algumas semanas para fazer esse enfrentamento e também na parte educativa sobre o tema”, afirma. 

Shamar

A operação recebeu o nome Shamar pela origem hebraica da palavra, que significa cuidar, guardar, zelar, vigiar ou proteger.