PM apreende carga de fertilizantes de origem ilícita em caminhão-baú


Por Redação Publicado 26/11/2021 às 22h47 Atualizado 16/02/2024 às 20h22

Cerca de três toneladas de fertilizantes foram apreendidas pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira, 25, durante a abordagem de um caminhão-baú na cidade Paranaguá. O produto foi identificado como sendo de origem ilícita e o motorista do veículo acabou encaminhado para a Delegacia Cidadã.

Conforme a ocorrência, por volta das 13 horas, um policial militar que se deslocava para assumir o serviço foi informado sobre indivíduos suspeitos, os quais se encontravam na Rua Francisco Joaquim da Silva, Parque São João, carregando um veículo de carga com produtos que poderiam ser de vazada, que é o delito em que os criminosos abrem as bicas dos caminhões para furtarem a carga que cai na pista.

De imediato o militar foi averiguar e flagrou os suspeitos em um local que já tinha sido denunciado pelo trânsito de usuários de drogas, tirando vários sacos com produtos de uma residência e colocando no caminhão informado na denúncia. Em seguida, o policial pediu apoio e quando os indivíduos perceberam que estavam sendo observados fecharam o veículo, o qual saiu do local em seguida.

O caminhão acabou sendo acompanhado pelos policiais e foi alcançado instantes depois, na Avenida Ayrton Senna, próximo à passarela do Jardim Samambaia, trafegando sentido BR-277. Dentro do veículo os militares encontraram 61 sacos contendo cloreto de potássio, MAPP granulado e ureia, aparentemente sem sujeira, indicando que não se tratava de produto proveniente de varredura.

Questionado sobre a situação, o motorista, de 54 anos, relatou ter sido contratado através de um aplicativo de frete, para realizar o transporte do produto com destino a cidade de Araucária.

Durante a ação policial, o caminhoneiro ainda apresentou uma nota fiscal com peso e quantidade divergentes da que estava sendo transportada e, diante dos fatos, foi encaminhado à Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com o veículo e tudo que foi apreendido, para que fossem tomadas as providências necessárias.

Um representante da companha ferroviária Rumo Logística também foi à delegacia, depois de verificar que os produtos que estavam no caminhão tinham sido furtados da empresa, configurando o crime de receptação.

Nas diligências, os policiais ainda foram até a residência onde teve início a ação e encontraram mais dois sacos contendo ureia, verificando que o imóvel estava sendo usado como depósito para os produtos, mas nenhum suspeito foi localizado no local.