Polícia Ambiental encontra acampamento de palmiteiros após denúncia


Por Redação JB Litoral Publicado 15/11/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 05h37

Através de denúncia, policiais militares da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam, na tarde de quarta-feira, 14, 118 unidades de palmito in natura. A ação foi realizada na região rural do município de Morretes, por uma equipe do 3.º Pelotão, do posto do Cacatu.

Conforme a ocorrência, por volta das 15 horas os militares foram informados sobre o corte ilegal e industrialização de palmito em uma região de mata na localidade da Fartura. De imediato uma equipe policial foi averiguar as informações e, durante patrulhamento pela Estrada Principal da localidade, foi localizada uma trilha no meio da mata.

Os militares seguiram a pé pelo caminho e, após 30 minutos, flagraram três indivíduos carregando feixes de palmitos nas costas. Quando os suspeitos perceberam a presença dos policiais, jogaram os palmitos no chão e se embrenharam no meio da mata.

A equipe policial ainda realizou buscas pela região, mas os três homens conseguiram fugir, tomando rumo ignorado. Ao verificarem os feixes, os policiais encontraram 118 unidades de palmito jussara (Euterpe Edulis), árvore que consta na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Na sequência, os militares seguiram em direção à trilha para localizar o acampamento dos palmiteiros e, após uma hora de patrulhamento, chegaram até um rancho de lona, no meio da mata, mas ninguém se encontrava no local.

Os palmitos foram apreendidos e, nesta quinta-feira, 15, encaminhados ao plantão da 7.ª Delegacia Regional de Policia (DRP) de Antonina, para que sejam tomadas as devidas providências.