Polícia Ambiental realiza operação ?Poseidon I? em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 07/03/2015 às 08h00 Atualizado 14/02/2024 às 06h24

Na manhã de sexta-feira, 6, policiais militares da 1.ª Companhia (1.ª Cia) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram a operação ?Poseidon I?, com o objetivo de fiscalizar e combater a pesca do camarão Sete Barbas, que é proibida durante o período entre 1º de março e 31 de maio.

Ao todo foram 16 policiais militares, duas viaturas e duas embarcações acionadas para participarem da operação ?Poseidon I?, em Paranaguá, no litoral paranaense. ?Cerca de 920 metros de rede, que estavam em locais proibidos dispensadas no mar, fazendo pesca de arrasto, foram apreendidas?, conta o tenente Adam da Silva Nogueira, que comandou a ação. Nenhum proprietário desses materiais foi identificado.

Na continuidade da operação, outras seis embarcações foram fiscalizadas, mas não havia nada de irregular com elas, que estavam pescando na modalidade ?caceio?, que visa à captura do camarão branco, autorizada. ?A ação policial serve para preservar um recurso pesqueiro que diversas famílias necessitam para sobrevivência. Nesse período de defeso é definido e estipulado pelo poder público, para que os recursos se mantenham?, explicou o tenente Adam.

De acordo com o soldado Cleverson Silva, que também participou da ação, a pessoa que for flagrada pescando no período de defeso será enquadrada na Lei 9605/98 de crimes ambientais, a qual pode ser detida por um período entre um e cinco anos, além de receber multa de até R$100.00,00.

?Esta é a primeira de uma série de ações de combate à pesca ilegal e predatória no mar e bacias do nosso litoral que realizaremos de agora em diante; Mas é importante lembrar que além do mar também fiscalizamos nossas florestas e matas lindeiras, parques e estradas de fácil acesso aos que planejam depredar o meio ambiente?, conclui o soldado Cleverson.