Receita Federal apreende 12 kg de cocaína que seriam enviados de Paranaguá para a África
Na manhã desta quarta-feira (26), agentes da Receita Federal (RF) fizeram a apreensão de 12 kg de cocaína no Porto de Paranaguá. Os pacotes com a droga estavam escondidos nos compartimentos dos motores de um contêiner refrigerado que tinha como destino o porto de Tangier, no Marrocos, localizado no Norte da África.
De acordo com as informações divulgadas pela RF, na maioria das vezes a droga é inserida no compartimento do motor do contêiner sem que o importador da carga tenha conhecimento da violação. Os traficantes então monitoram a chegada do contêiner no outro país, e tentam retirar a droga antes da fiscalização pelas autoridades aduaneiras.
Neste caso, foi encontrado um localizador que emite um sinal bluetooth para facilitar a localização da droga pelos criminosos no porto de destino. As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.
Esta é a terceira apreensão realizada pela Receita Federal em Paranaguá no mês de abril. No dia 10 foram encontrados 24 kg de cocaína. Na semana seguinte, no dia 17, mais 44 kg da droga foram apreendidos, devido aos sistemas de gerenciamento de risco da Receita Federal e à utilização do scanner.
Com a apreensão de hoje, já são 217,5 kg de cocaína apreendidos no porto de Paranaguá pela Receita Federal neste ano. Em 2022, servidores do órgão apreenderam 1.114 kg de cocaína no complexo portuário.