“Resposta para a onda de homicídios” diz delegado sobre megaoperação
Na manhã desta quinta-feira (21) a Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma megaoperação para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em Paranaguá e Matinhos. A investigação envolve suspeitos de cometerem homicídios no litoral paranaense e também de integrarem grupos criminosos na região. Em entrevista ao JB Litoral, o delegado responsável pela demanda, Rodrigo Brown explicou como a ação ocorreu.
“É uma megaoperação para dar uma resposta aqui no litoral dessa onda de homicídios que tivemos ultimamente, além de graves crimes ocorridos a luz do dia. Nós nos mobilizamos no primeiro semestre, por determinação do nosso delegado geral do departamento da PCPR com atenção da Secretaria de Segurança Pública também, realizando uma força tarefa com policiais do COPE, daqui de Paranaguá, e também do Denarc”, afirmou Rodrigo Brown.
A PCPR chegou até os indivíduos após investigações de alta complexidade, iniciadas após homicídios ocorridos na região durante os anos de 2020 e 2021. Segundo o delegado da PCPR de Paranaguá, Nilson Diniz, “a resposta é essa, é dada com ação. A Polícia Civil faz um trabalho velado, por isso não podemos divulgar as informações que constam nas operações policiais. Essa ação de hoje, que dá um golpe no narcotráfico também vai gerar efeito nos homicídios da cidade. Sabemos que hoje 95% dos homicídios gira em torno do tráfico de drogas e quando nós tiramos de circulação traficantes, drogas, substâncias ilícitas e armas de fogo, nós conseguimos reduzir o número de mortes”.
Ao todo foram expedidos 66 mandados judiciais contra integrantes de organização criminosa envolvidos em tráfico de drogas e homicídios. São 22 mandados de prisão preventiva e 44 de busca e apreensão. A ação faz parte de uma força-tarefa da PCPR que visa combater organizações criminosas envolvidas em homicídios, tráfico de drogas e outros crimes relacionados.
“Armas e drogas foram apreendidas nessa ação que envolveu quase 200 policiais. Felizmente um resultado bem satisfatório e isso é apenas um passo na investigação. Tudo apreendido, armas e presos, hoje vão trazer novos elementos para que as investigações prossigam. Vai servir também para elucidação dos crimes que ocorreram em Paranaguá”, disse o delegado.
O balanço da operação será divulgado no fim da manhã, quando será feita um divulgação oficial pela PCPR em coletiva de imprensa. As forças policiais realizaram esta ação de maneira integrada, com participação da Polícia Federal e Militar, além da Guarda Municipal.
Confira as entrevistas completas