Secretário de Segurança do Paraná e comandante-geral da PM participam de reunião em Paranaguá


Por Redação Publicado 15/08/2023 às 12h47 Atualizado 18/02/2024 às 20h14

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel PM RR Hudson Leôncio Teixeira, e o comandante-geral do Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel QOPM Jefferson Silva, estiveram visitando a cidade de Paranaguá na segunda-feira (14), ocasião em que participaram da primeira reunião da Gabinete de Gestão Integrada do Litoral (GGIL), que tem como objetivo integrar as forças de segurança para questões afetas à defesa da comunidade.

De acordo com o Setor de Comunicação Social do 9º Batalhão, as autoridades foram recebidas pelo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente-coronel QOPM Cristiano Stocco Rosa, na Sede do 9º BPM, em Paranaguá.

Também estiveram presentes na reunião o comandante do 6° Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), coronel QOPM Darany Luiz Alves de Oliveira, o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), coronel QOPM Saulo de Tarso Sanson Silva, e o assessor da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), tenente-coronel PM RR Manoel Jorge dos Santos Neto.

Na reunião, foram apresentados dados estatísticos sobre mortes violentas no Paraná e no Litoral, mostrando que o estado é o 7º menor com mortes violentas intencionais (MVI) do Brasil, e que Paranaguá se encontra na 34º colocação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A maioria dessas mortes está relacionada ao crime organizado, principalmente o tráfico de drogas, e não envolve o cidadão comum.

Conforme dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), da SESP-PR, o Paraná, no 1º semestre de 2023, teve uma redução de 8,72% de homicídios em relação ao 1º semestre de 2022, e obteve o 2º menor índice de vítimas de mortes violentas em uma série histórica de 12 anos. Se comparado com 2012, esse índice é quase 70% menor.

Para reduzir ainda mais esses números, a PMPR tem realizado várias operações policiais na região, contando com a cooperação e a participação de outras forças policiais no combate ao crime, a fim de trazer maior segurança à população.