Suspeitos de tráfico de drogas morrem ao reagirem a abordagens da polícia em Guaratuba


Por Redação Publicado 08/07/2022 às 12h47 Atualizado 17/02/2024 às 12h11

Dois homens morreram ao reagirem a abordagens da Polícia Militar em bairros diferentes de Guaratuba, durante averiguação de denúncias de tráfico de drogas na noite de quinta-feira (7). Nas duas ocorrências os suspeitos estavam portando armas de fogo e, ainda, houve a apreensão de entorpecentes.

Por volta das 23h, uma equipe da Rone (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) realizava patrulhamento pela cidade quando recebeu várias denúncias de populares, informando que indivíduos de uma facção criminosa estariam ameaçando a população e exibindo armas de fogo de vários calibres, com o objetivo de comandar o tráfico de drogas no bairro Cohapar.

De imediato os policiais foram ao local informado, na Avenida Guaíra, e flagraram vários indivíduos correndo em direções opostas ao avistarem a viatura. Em seguida, os militares desembarcaram do veículo e, logo depois, viram Luiz Ricardo Gonçalves de Paula, de 35 anos, portando uma arma de fogo.

O suspeito correu para uma residência e os militares foram atrás dele, o qual, após entrar na casa, efetuou disparos contra a porta da moradia e os tiros acabaram atingindo um carro que estava na garagem. Na sequência, os policiais conseguiram entrar no imóvel e Luiz Carlos voltou a atirar e, no revide, foi baleado.

A equipe de emergência do Corpo de Bombeiros foi acionada na sequência, mas Luiz Ricardo não resistiu aos ferimentos e acabou entrando em óbito no local. Com ele foi apreendido um revólver calibre .38, o qual estava com quatro munições deflagradas e duas intactas.

Ao ser feita a identificação do suspeito, os policiais constataram que ele possuía histórico criminal por porte ilegal de arma de fogo, roubo agravado e homicídio.

Nas buscas pela residência, os policiais encontraram, embaixo de uma cama, um colete balístico e, dentro de uma caixa de som, um tablete de maconha e um revólver calibre .32 que estava desmuniciado.

A área foi isolada para as análises da Polícia Científica e, na sequência, o corpo de Luiz Ricardo recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá para exames complementares.

A arma, entorpecente e colete balístico foram apreendidos e encaminhados ao plantão da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Guaratuba para serem tomadas as devidas providências.

CARVOEIRO

O outro suspeito morto ao reagir a uma abordagem da PM foi identificado como Gabriel Cândido, de 24 anos. Ele estava portando um revólver em uma região de mata, na rua Epitácio Pessoa, bairro Carvoeiro, quando foi abordado.

A ação policial teve início por volta das 20h50, no momento em que uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) foi averiguar informações sobre um indivíduo comercializando entorpecentes, o qual estava armado e fazendo ameaças a usuários.

Imediatamente, os militares foram averiguar e seguiram a pé por um carreiro no meio da mata, até chegarem ao local informado na denúncia. Na aproximação, os policiais avistaram quando Gabriel entregou um objeto para outro homem e, na sequência, puxou um revólver da cintura e ficou com ele na mão.

Em seguida, o rapaz percebeu a presença da equipe policial no meio da vegetação. Logo depois, ele apontou o revólver para os policiais e acabou baleado. A equipe de socorristas do Corpo de Bombeiros foi acionada em seguida, mas o rapaz não resistiu aos ferimentos.

O local foi isolado para as análises da Polícia Científica e, posteriormente, o corpo de Gabriel recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares.

Durante as buscas pelo terreno, os policiais ainda encontraram dinheiro e porções de crack e cocaína, os quais foram apreendidos junto com a arma que estava com o suspeito.

Policiais civis da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Guaratuba também estiveram no local.