Litoral tem 34 candidatos a prefeito e 1063 disputam o cargo de vereador


Por Redação JB Litoral Publicado 01/09/2016 às 15h45 Atualizado 14/02/2024 às 15h56

As eleições municipais de 2016 mudarão o cenário político da região, onde mais de 1.100 cidadãos pretendem assumir o comando do Legislativo e Executivo dos sete municípios do litoral paranaense por meio da disputa eleitoral das vagas de vereador e de prefeito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o litoral paranaense conta com um total de 1063 candidatos a vereador, 34 candidatos a vice-prefeito e 34 candidatos a prefeito, número alto para cerca dos 99 cargos eletivos existentes nas prefeituras e câmaras dos sete municípios litorâneos.

Paranaguá será o município “campeão” de candidatos. Ao todo, a cidade possui 326 candidatos para as 19 vagas de vereador da Câmara Municipal e sete candidatos a vice-prefeito e prefeito. Segundo o TSE, maior parte dos candidatos conta com grau de instrução de ensino médio completo, com faixa predominante de 45 a 54 anos de idade. 68% dos candidatos são do sexo masculino.

Em Morretes, haverá 122 candidatos para 11 vagas no Legislativo local. Haverá, também, três chapas de candidatos a prefeito e a vice na localidade, ou seja, seis políticos concorrendo às vagas do Executivo. A maior parte dos candidatos conta com ensino médio completo, tendo predominantemente de 40 a 44 anos, sendo sua maioria do sexo masculino (69%). Já no Município de Antonina, haverá cinco candidatos a prefeito e a vice-prefeito, enquanto estão disputando o pleito a vereador 144 candidatos para 11 vagas do Legislativo. A maioria deles conta com o grau de instrução de ensino médio completo, bem como idade entre 45 a 49 anos. A maior parte é do sexo masculino, com apenas 30% do sexo feminino.

A tendência de predomínio de candidatos do sexo masculino, com ensino médio completo, prossegue em Pontal do Paraná, onde a maioria dos políticos conta com idade média entre 40 a 44 anos. A cidade contará com 127 candidatos a vereador para 11 vagas do Legislativo, bem como seis candidatos a prefeito e a vice-prefeito. Em Matinhos, haverá exatamente o mesmo número de candidatos que em Pontal: seis para prefeito e 127 para legislador, para os 11 postos abertos na Câmara. No município, a maioria dos candidatos tem a idade entre 50 a 54 anos e 40 a 44 anos, seguindo a tendência de serem chapas formadas na sua maioria por homens com ensino médio completo. 

Guaratuba conta neste pleito com 148 candidatos a legislador e quatro candidatos para 13 vagas, bem como quatro candidatos a prefeito e a vice. Na cidade, a maioria dos políticos também é do sexo masculino, com ensino médio completo e idade de 50 a 54 anos.

O Município de Guaraqueçaba é o que conta com menor número de políticos concorrendo às vagas no pleito eleitoral deste ano em toda a região. A cidade terá três candidatos a prefeito e a vice-prefeito e 69 pessoas disputarão as nove vagas da Câmara Municipal. A maioria dos políticos é homem, uma tendência em todo o litoral, com idade em sua maioria na faixa dos 50 aos 54 anos.