Portuário Gerson Bagé do PRB defende a municipalização do Porto de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 02/09/2016 às 08h40 Atualizado 14/02/2024 às 15h57

Nesta semana o JB inicia com o candidato a prefeito do PRB, o Portuário e Advogado Gerson do Rosário Antunes, o Gerson Bagé, pela coligação “Paranaguá com futuro”, a série de entrevistas trazendo as propostas e planos de governo para Paranaguá. Veja o que motivou sua candidatura e seus planos para a cidade.   

 

JB – O que motivou a disputa pelo comando da cidade até 2020?

Gerson Bagé E de conhecimento de todos que sou empregado público concursado da APPA há 27 anos, e como conheço também Paranaguá por nascer, crescer e fazer toda minha vida nesta cidade, tenho a convicção de que durante todos estes anos, da vida da APPA, esta nunca integrou verdadeiramente com nossa cidade, aliás mundos diferentes e divorciados da realidade do município, descaso e desrespeito do atual governo do estado e, pior, uma irresponsabilidade total dos administradores da APPA no cuidado ambiental e artificial de nossa cidade. Assim, para que possamos alavancar o trabalho e emprego em nossa cidade, é imprescindível a municipalização do porto público. Por esta razão, quero ser prefeito de Paranaguá, só assim junto com a população vamos retomar o maior patrimônio de  Paranaguá.

 

JB – Como vê a atual situação que a cidade se encontra?

Gerson Bagé Vejo com muita cautela e preocupação esta tentativa baixa e irresponsável de políticos da capital estarem interferindo diretamente nesta Eleição no município. Vemos aí um envolvimento que custará muito caro aos parnanguaras, pois ficaremos mais quatro anos a mercê de governo de estado e, pior, de pessoas que se envolvem somente com interesses próprios e grupos, isto nota-se com mais de 03 siglas partidárias buscando desesperadamente o comando do município. E as consequências serão desastrosas, na infraestrutura do município, na saúde publica, na educação, esquecimento total do turismo, crescimento da criminalidade e o pior que assola Paranaguá, a falta de trabalho e emprego, muito preocupante é como vejo hoje! De toda sorte Paranaguá vai abrir os olhos e votar consciente em GERSON BAGÈ – 10, e juntos vamos transformar em realidade nossos projetos, viáveis e necessários para Paranaguá, nossa vida vai mudar para melhor.

 

JB – Quais serão suas prioridades na sua gestão?

Gerson Bagé – Todo o seguimento municipal é prioridade. Vamos dar um tratamento igualitário em todas as secretárias, é claro que já a partir de 03 de outubro vamos determinar que os novos secretários trabalhem para por em prática a partir de 01 de janeiro os projetos e as propostas do nosso governo, e assim, as primeiras secretarias a tomar medidas preventivas, curativas e preditivas são, a secretária de saúde, de educação, e de serviços urbanos. Queremos começar o ano e a gestão com muita responsabilidade e de imediato são medidas de extrema urgência devido ao início das aulas, com material escolar, alimentação (merenda escolar), concerto e limpeza das escolas e creches municipais, praças parques. Já na saúde enfrentar com muita responsabilidade a possível e preocupante volta da epidemia entres outros males que assolam nossa Cidade. Da mesma forma, temos como prioridade em conjunto com todos os seguimentos da sociedade civil, ACIAP, empresários em geral, trabalhadores portuários e TPAs, montar uma comissão conjunta para colocar em prática a municipalização do Porto de Paranaguá. O que verdadeiramente trará uma Paranaguá com Futuro.

 

JB – Como será o relacionamento com a Câmara Municipal?

Gerson Bagé – Entendo que a Câmara Municipal é o braço forte para que possamos em conjunto alavancar os projetos firmados em nossas propostas. Assim, vejo que o relacionamento com os vereadores será com muito respeito, profissionalismo e compromisso conjunto com toda a população.

 

JB – Como será o relacionamento com a APPA e Governo do Estado?

Gerson Bagé – Como nosso projeto maior para o crescimento econômico do município é a municipalização do porto público, e isto requer um tempo e muita disposição política em Brasília, o relacionamento com a APPA e Governo do Estado será, com muita responsabilidade e respeitando o espaço, principalmente, no primeiro momento, ou seja, após a apresentação formal do prefeito Gerson Bagé. Vamos cobrar a licitação das áreas de Arrendamentos para o alavanque rápido e eficaz para o crescimento do trabalho e emprego, cobrando também a construção, reforma e reestruturação das principais vias de acesso ao porto. Da mesma forma, em conjunto com o Governo do Estado, viabilizar a extensão da concessão da “Ecovia” do final da BR 277 onde termina a concessão vindo da Av. Atílio Fontana passando pela ponta da Vila Guarani, entrando na Av. Bento Rocha até o portão principal da APPA. Vamos cobrar a verdadeira integração porto/cidade, o ônus da depredação das vias de acesso não pode ficar somente com a população de Paranaguá.

 

JB – Em sua opinião, quais os principais problemas que a cidade precisa de solução nos próximos quatros anos?

Gerson Bagé – Paranaguá tem dificuldades em todas as áreas e seguimentos do município. Entretanto, um dos principais problemas é a mobilidade urbana – temos que transformar nossa Cidade em um canteiro de obras, ou seja, a construção das marginais paralelas à Av. Airton Senna da Silva, que vai da rotatória da Av. Santa Rita, até a bifurcação do trecho das BR 277, final da concessão da Ecovia; passagem de nível sobre trilhos, sendo uma na Rua Samuel Pires de Melo e outra no viaduto na Rua Alípio dos Santos que ligará com entrada nos Bairros Bangu e Serraria do Rocha, no mesmo ponto uma trincheira sobe a Av. Airton Senna da Silva. Também vamos construir uma rotatória na Rua Arapongas/Av. Airton Senna da Silva, que vai trazer acesso rápido e seguro da população, e a mais querida e esperada: a construção da nova ponte da Ilha dos Valadares, que em conjunto com a reestruturação da infraestrutura e alargamento das ruas internas da Ilha, serão medidas que achamos de extrema importância para os problemas de nossa cidade.

 

JB – Qual critério utilizará para composição do seu secretariado?

Gerson Bagé – Já temos a maioria dos nossos secretários prontos para trabalhar, e a escolha foi técnica, um mesclado político/técnico para fazer uma administração competente, pessoas de Paranaguá. Usaremos o máximo de pessoas do quadro próprio de carreira, em especial na educação, saúde, segurança e na infraestrutura, quem realmente conhece o município e suas necessidades. Valorizar o funcionalismo, diminuir o número de secretarias, reestruturar a máquina administrativa para ações votadas somente ao benefício da população. 

 

JB – Está nos seus planos a realização de auditoria de gestões anteriores? Se sim ou não, por quê?

Gerson Bagé – Não! Vamos começar uma nova Paranaguá, assim, não quero mostrar defeitos ou falta de compromisso dos antigos gestores, quero uma Paranaguá com Futuro, e para isso vamos reestruturar o município em todas as áreas. Entretanto, qualquer identificação do mau uso da gestão, será devidamente informada ao Ministério Público, depois de toda a apuração administrativa seja esta em qualquer área que se detectar irregularidade ou mau uso do serviço público municipal.

 

JB – Quais suas principais propostas para a cidade e população?

Gerson Bagé – Tivemos a preocupação na elaboração e confecção dos projetos e propostas, todos os estudos são viáveis e necessários para a nossa Cidade. Importante informar que alguns terão imediata aplicação, outros pela natureza política e complexidade na aplicação, virão ao seu tempo, mas sempre assistido de igual modo. Sendo projetos em todas as áreas e seguimento do município.

 

JB – O que o parnanguara pode esperar de você como gestor ou gestora a partir de 2017?

Gerson Bagé O povo parnanguara pode esperar do Gerson Bagé, muito compromisso, dedicação, responsabilidade e respeito para com o cidadão, empresário, família e funcionalismo. Terão no Gerson Bagé um prefeito preparado, que será o primeiro e mais dedicado funcionário do povo, será o pai, o amigo, o irmão, de todos, assim como sempre em minha vida. Venha comigo, vamos juntos fazer a Paranaguá Com Futuro. O parnanguara pode esperar um verdadeiro gestor que ama e conhece nossa cidade.