Jozias Ramos desempata pela segunda vez em favor de Baka e adia votação das contas


Por Redação JB Litoral Publicado 09/06/2015 às 17h46 Atualizado 14/02/2024 às 08h09

Pela segunda vez consecutiva, o voto de Minerva do presidente Jozias de Oliveira Ramos (PDT), em favor do adiamento da votação da prestação de contas do ano de 2007 do ex-prefeito José Baka Filho (PDT) conseguiu retirar da pauta de votação no plenário, o parecer de irregularidade exarado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) nesta terça-feira (9) em Paranaguá.

Esta, porém, é o terceiro adiamento da votação das contas, em razão da aprovação de dois pedidos de vistas, feitos pelos vereadores Waldir Leite (PSC) e Antonio Ricardo dos Santos (PROS) e, hoje, pela aprovação do pedido de retirada da pauta. Tanto no último pedido de vistas bem como na retirada de pauta, o placar empatado em oito votos contrários e oito favoráveis, foi desempatado pelo vereador Jozias Ramos.

Com o plenário lotado no Palácio Carijó e manifestantes investindo em cartazes, faixas e até num cabo de guerra contendo as fotografias dos 17 vereadores e puxado por dois professores, a discussão do pedido de retirada da prestação, em razão do ex-prefeito ter solicitado, junto ao TCE/PR, novo pedido de vistas de suas contas, gerou muita tensão no plenário e debates entre os vereadores.

O vereador Ricardo chegou ao ponto de levar um vídeo de uma decisão em seu favor, feita pelo TCE/PR, de um processo onde ocorreu um equívoco na decisão e teve de ser reformada. Entretanto, os vereadores que defendiam a votação das contas, ressaltaram o fato do parecer do TCE ter sido exarado, duas vezes, por unanimidade.

Na votação pela retirada de pauta e, consequentemente, adiamento da apreciação das contas do ex-prefeito, o placar foi o mesmo da sessão que aprovou o pedido de vistas do vereador Ricardo, oito a oito. Votaram a favor da retirada os vereadores Marcio Costa (PRP), Ricardo (PROS), Sandra Neves (PDT), Sandra do Dorinho (PP), Elto Arcega (PSL), Jacizinho (PSL), Carlinhos da Ilha (PPS), Waldir Leite (PSC) e Jozias Ramos. Votaram contra a retirada os vereadores Adalberto Araujo (PSB), Arnaldo Maranhão (PSB), Ivan da Fafipar (PMDB), Marquinhos Roque (PMDB), AdrianonRamos (SDD), Laryssa Castilho (PRB), Benedito Nagel (PSD) e Edu (PSDB).

Com o adiamento a votação das contas deverá demorar cerca de um mês para ser votada. O voto será de forma aberta e, para que prevaleça a posição da Comissão de Finanças e Orçamento, que é contrária à do TCE/PR, serão necessários 12 votos favoráveis, entretanto, seis vereadores já se manifestaram publicamente pela manutenção do parecer do TCE/PR.