Portos realiza ação para incentivar cuidados com a saúde dos caminhoneiros


Por Publicado 13/03/2022 às 03h16 Atualizado 17/02/2024 às 03h43

A primeira edição do ano do Porto em Ação, no Pátio de Triagem de Paranaguá, aconteceu nesta última semana. O evento ofereceu aos caminhoneiros serviços do Detran-PR, do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), da Global Saúde, além de vacinação, orientações sobre trânsito, meio ambiente, segurança e corte de cabelo. As ações foram gratuitas.

Para o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o projeto é uma oportunidade de orientar os caminhoneiros sobre a segurança e o trânsito nas áreas de descarga. “O programa Porto em Ação possibilita conceder a esses profissionais uma forma de cuidar da saúde, por meio de nossos parceiros, porém sem ter que parar o trabalho”, afirmou.

O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, enalteceu o trabalho voluntário prestado aos caminhoneiros. “A forma como o evento é montado atrai muito. O caminhoneiro chega para tomar um café, come um pão de queijo e quando nota já está fazendo exames de saúde, recebendo orientações de todos os tipos, atualizando documentos e até cortando o cabelo”, comentou.

Para ele, o Pátio de Triagem é a porta de entrada dos caminhoneiros em Paranaguá. “O Porto em Ação demonstra o respeito que temos pelos caminhoneiros, eles são fundamentais no desenvolvimento do porto. Viajam trazendo a carga que abastece os navios que giram nossa economia. O cuidado com esses trabalhadores é fundamental para nós”, afirmou.

Uma das barracas mais visitadas do evento foi a do Instituto Global Saúde, que aferiu pressão e disponibilizou teste de glicose aos caminhoneiros. “Também trouxemos a eles a possibilidade de participarem de um sorteio de teste toxicológico e de um check-up completo de exames de sangue”, destacou Andrea Keila Correa de Oliveira, diretora comercial do instituto.

José Cândido Mader, gestor da Unidade do Sest/Senat em Paranaguá, citou que o apoio aconteceu na área de capacitação, treinamentos e melhorias da qualidade profissional. “Também trabalhamos com a área de saúde, ofertando aos motoristas serviços de odontologia, psicologia, nutrição e fisioterapia”, explicou, ao citar a carteira de saúde fornecida aos profissionais com dados médicos.

O Detran-PR, que trouxe seu caminhão ao evento, prestou cerca de 50 atendimentos, entre consultas de veículos, habilitação e infrações. Somando ao assunto trânsito, a Guarda Civil apresentou aos caminhoneiros orientações sobre educação no volante, cuidado com pedestres e ciclistas, entre outros.