Praias do Litoral apresentam melhora na qualidade da água; saiba quais locais estão perfeitos para o verão e onde evitar


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/02/2024 às 21h04 Atualizado 06/02/2024 às 15h39

Nesta sexta-feira (2), o Instituto Água e Terra (IAT) divulgou o sétimo boletim de balneabilidade, trazendo boas notícias para os amantes das praias e rios do Litoral. Apesar das fortes chuvas que têm marcado a região, houve uma significativa melhora nas condições para banho, com 42 dos 59 locais monitorados sendo considerados próprios, representando um aumento de 3 pontos em relação à última semana.

A estrela desse avanço foi o balneário Olho d’Água, em Pontal do Paraná, que conquistou a inclusão da cobiçada bandeira azul no trecho em frente à Avenida Principal. Além disso, melhorias foram registradas à esquerda das pedras na praia de Caieiras e na Rua Guairacá, na Barra do Saí, ambos em Guaratuba.

Entretanto, nem todas as praias estão na mesma maré de sucesso. Locais como Ponta da Pita, em Antonina; o trecho à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; parte da Praia Central de Guaratuba; pontos nas ruas São Luiz e Paraná, em Ipanema, Pontal do Paraná; à esquerda do Rio Matinhos, no balneário Flamingo, em Matinhos; e na altura da Rua Alvorada, no balneário Caiobá, também em Matinhos, seguem sendo desaconselhados aos banhistas, como já alertado anteriormente.

A concentração de áreas impróprias está, em sua maioria, na foz dos rios que cortam o Litoral, pontos que nunca são indicados para atividades de lazer. O IAT, inclusive, opta por não realizar medições nessas áreas.

Orientação aos banhistas

Os boletins de balneabilidade, divulgados semanalmente durante a temporada de verão, têm como objetivo orientar os banhistas sobre a qualidade da água e a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. A análise é feita através do indicador Escherichia coli, uma bactéria presente no intestino de seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior a quantidade dessa bactéria na água, maior a probabilidade de existirem organismos causadores de doenças.

Os boletins continuarão sendo emitidos semanalmente até o dia 9 de fevereiro, finalizando na semana do Carnaval. Para conferir os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site oficial do IAT (www.iat.pr.gov.br), na seção de Monitoramento/Balneabilidade, ou baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

*Com informações da AEN