Em 10 dias de Operação Verão, bombeiros salvam mais de 150 pessoas; nesta quarta dois óbitos ocorreram em Guaratuba


Por Flávia Barros Publicado 29/12/2022 às 00h48 Atualizado 18/02/2024 às 01h28

De um lado, o número expressivo de novas chances de vida, com 151 pessoas salvas pelas equipes de resgate, de outro, mais duas vítimas que não conseguiram sobreviver. O número de salvamentos divulgado nessa quarta-feira (28) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná é relativo aos 10 primeiros dias da Operação Verão, de 17 a 27 de dezembro. Também, nessa quarta, a corporação resgatou o corpo de um homem com idade estimada entre 20 e 30 anos, que estava no mar, nas proximidades da Ilha do Rato, na baía de Guaratuba. O corpo foi localizado pela manhã por um pescador, que avisou aos bombeiros. O rapaz vestia bermuda e camiseta branca, mas ainda não será enquadrado nas vítimas de afogamento, com resgate contabilizado na Operação Verão, até que a causa da morte seja constatada com exames a serem realizados no Instituto Médico Legal.

AFOGAMENTO EM RIO

Já no começo da noite, por volta das 18h40, guarda-vidas do Posto Rio da Barra, na Barra do Saí-Guaçu, também em Guaratuba, foram em socorro a uma vítima que afundou na margem direita do Rio Saí-Guaçu. O homem de 52 anos seria morador de Curitiba e estava pescando com amigos quando não retornou de um mergulho. Ele foi localizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros que tentaram as manobras de reanimação cardiopulmonar por 1h06, mas a vítima não resistiu e morreu no local.

NÚMEROS OFICIAIS

Além dos 151 salvamentos, os dados oficiais, até essa quarta-feira, davam conta de três mortes, uma em Paranaguá e duas em Matinhos, antes das duas situações de Guaratuba, que aguardam laudos para fazerem parte da estatística.