Diferente do que acontece no litoral, Ministério Público vai até as associações de bairros ouvir lideranças em Curitiba


Por Redação Publicado 30/04/2021 às 13h18 Atualizado 16/02/2024 às 00h55

Com informações da Comunicação do MPPR

Diferente do que ocorre na cidade polo do litoral, Paranaguá, na capital do Estado, antes da pandemia do coronavírus o Ministério Público do Paraná (MPPR) mantinha reuniões com as Associação de Bairros de Curitiba, onde os promotores de justiça se deslocavam até os bairros. Nelas, o MPPR ouvia as demandas de cada comunidade, analisava e fazia os encaminhamentos necessários, conformes suas atribuições.

De acordo com Paulo Sérgio de Carvalho, o Paulinho Pastel, atual vice-presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (Umamp) e, por muitos anos, presidente da Associação de Moradores do Parque São João, este tipo de reunião não acontece em Paranaguá, quer nas mais de 70 associações de moradores, bem como com a Umamp. “Eu não me lembro se algum dia tenha ocorrido tal fato”, informou o líder comunitário.

Porém, em função das medidas para a contenção da pandemia da Covid-19, essas reuniões com as lideranças comunitárias, em Curitiba, que eram presenciais com os promotores, serão realizadas de forma remota, até que persista o quadro de emergência sanitária.

Agendamento das reuniões


Agora, as lideranças comunitárias podem agendar reuniões virtuais com o Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades.

Com isso, o Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades do MPPR, em Curitiba, pede aos gestores das associações de moradores, que façam contato para o agendamento dos encontros on-line e para o devido atendimento.

Em função das medidas adotadas para a contenção da pandemia de Covid-19, as reuniões do Ministério Público do Paraná com representantes de Associações de Bairros de Curitiba, anteriormente presenciais, com o deslocamento de promotores até os bairros da capital, serão realizadas na modalidade remota até que persista o quadro de emergência sanitária.

Por esse motivo, o Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades do MPPR em Curitiba solicita que os gestores das entidades façam contato para o agendamento dos encontros on-line e para o devido atendimento.

A definição de datas pode ser feita a partir de comunicação pelos telefones (41) 3250-4845 e (41) 3250-4817 (atende WhatsApp) ou pelo e-mail “curitiba.comunidades@mppr.mp.br”.

Essas reuniões fazem parte do trabalho do Ministério Público, junto às lideranças comunitárias, sendo que os encontros virtuais objetivam manter a proximidade do MPPR com essas pessoas mesmo no atual momento.