Em um mês de Operação Verão, Corpo de Bombeiros registra 741 salvamentos e 8 mortes no mar


Por Flávia Barros Publicado 16/01/2023 às 20h31 Atualizado 18/02/2024 às 02h42

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) divulgou, na noite desta segunda-feira (16), a atualização dos números relativos às ações da corporação desde o início da Operação Verão 2023, em 17 de dezembro do ano passado, até esse domingo (15). De acordo com a corporação, foram realizados 741 resgates em água, com registro de oito mortes por afogamento, todos os casos fora das áreas cobertas ou fora do horário de funcionamento dos postos de guarda-vidas, número que poderia ser bem maior sem o trabalho preventivo, de monitoramento e de resgate.

IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

O Corpo de Bombeiros reforça que é preciso seguir as medidas de segurança para que o passeio seja tranquilo. Para diminuir os riscos de afogamento durante a temporada, a atuação do CBMPR começa na areia, com a sinalização das áreas para banho e outras ações. Desde o início da Operação Verão, os 92 postos de guarda-vidas distribuídos ao longo de todo o Litoral realizaram 85077 ações preventivas e distribuíram 8413 pulseirinhas de identificação para crianças.
Também no período de 17 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, 398 crianças que estavam longe de seus responsáveis foram localizadas pelos bombeiros. O uso da pulseirinha de identificação facilita o trabalho caso os pequenos se percam. O acessório é distribuido gratuitamente nos postos do Corpo de Bombeiros e com as polícias Civil e Militar. Já os atendimentos prestados devido a contato com águas-vivas e caravelas foram 2262.

SEMPRE EM ÁREAS PROTEGIDAS

Outra orientação reforçada pelos Bombeiros é a de só entrar no mar em áreas protegidas pelos 92 postos de guarda-vidas, que funcionam das 8h às 19h.
Desde a última atualização, realizada sempre às segundas-feiras, mais duas pessoas perderam a vida. Uma das vítimas chegou a ser socorrida em estado gravíssimo, no dia 1º de janeiro, em Pontal do Paraná. O homem, de 35 anos, estava internado no Hospital Regional do Litoral, mas o estado piorou e ele morreu no final de semana. E o oitavo óbito foi registrado nesse domingo (15), quando o morador de Morretes, também de 35 anos, não resistiu após cair do Morro da Cruz e se afogar, na Ilha do Mel. O resgate complexo envolveu helicóptero, moto aquática e mais de uma hora de manobras de reanimação, mas a vítima não sobreviveu.

BATALHÃO PELO BEM

Atuam no trabalho de prevenção e salvamento nas praias 535 bombeiros militares e 133 guarda-vidas civis do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar. Eles estão nas 91 das praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, além de um posto tático-móvel em Morretes.

PELA PM

Já a Polícia Militar divulgará na manhã desta terça-feira (17) o balanço do primeiro mês de Operação Verão.