Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes volta a fazer teste da orelhinha para recém-nascidos após quase dois anos, em Matinhos


Por Amanda Batista Publicado 11/10/2023 às 19h02 Atualizado 19/02/2024 às 02h00

A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, localizada em Matinhos, retomou, na última semana, a realização do teste da orelhinha. O procedimento de emissão OTO/Acústica é garantido pela Lei Federal nº 12.303/2010 e agora está disponível, gratuitamente, para todas as crianças nascidas na cidade.

No Litoral, o teste só podia ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, o que dificultava o acesso das mães de Matinhos ao exame. No entanto, graças à aquisição de um novo equipamento, chamado OtoRead pela secretaria municipal de Saúde, agora o teste está ao alcance de todos.

A enfermeira e coordenadora-geral da Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes e do Centro de Especialidades Médicas de Matinhos, Jaqueline Zimmermann Ramos, explicou que o exame foi suspenso por quase dois anos devido à falta de equipamento adequado.

O aparelho antigo foi inúmeras vezes para assistência técnica para tentativas de conserto sem sucesso. Por isso, foi preciso comprar um novo para atender às mães do município”, diz a coordenadora.

Funcionamento do aparelho


Segundo a administração municipal, o novo OtoRead é um aparelho portátil de Emissões Otoacústicas (OAE) que permite avaliações precisas em recém-nascidos, garantindo um diagnóstico rápido e confiável.

O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 22.6 mil e representa um avanço significativo na detecção precoce de problemas auditivos em bebês.

A fonoaudióloga Jéssika Zelak, que atua no Centro de Especialidades e na Maternidade, explica que a triagem auditiva neonatal é fundamental para a detecção precoce de perdas auditivas, já que o diagnóstico antecipado favorece a prescrição de uma terapia adequada, capaz de minimizar os prejuízos no futuro das crianças.

O primeiro ano é crítico para a aquisição de fala e linguagem. É neste período que ocorre o ápice do processo de maturação do sistema auditivo central. Inclusive, estudos evidenciam que crianças com perda auditiva que recebem estímulo sonoro adequado apresentam desenvolvimento de fala e linguagem semelhante ao de ouvintes. Por isso, é fundamental fortalecer todas as iniciativas capazes de antecipar o diagnóstico”, destaca a especialista.

Como é feito o teste


O teste é feito enquanto o bebê está dormindo para evitar qualquer tipo de incômodo. É introduzida uma sonda no ouvido da criança que produz um estímulo sonoro e capta seu retorno.

Um apelo às famílias


Segundo a coordenadora Jaqueline, a partir de segunda-feira (9), a equipe de Saúde entrará em contato com mães e pais que já passaram pela maternidade para conferir se todas as crianças do município tiveram acesso ao exame.

Ao longo da última semana fizemos uma campanha para atrair os pais, mas tivemos uma adesão abaixo do esperado. Por isso, para garantir que nenhum bebê seja deixado de fora, a equipe vai realizar uma busca ativa via telefone para orientar os pais e responsáveis sobre a importância do teste”, afirma.

O ideal é que ele seja feito entre o 1º dia de vida e o 3º mês do bebê.

Por lei, famílias tem direito ao exame por meio do SUS. Foto: Prefeitura de Matinhos.

Agendamento


Os exames podem ser agendados no Centro Municipal de Especialidades, localizado na Av. Paraná, nº 828, no Tabuleiro, na esquina com a Av. Juscelino Kubitschek. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 h da manhã ao meio-dia.