Matinhos tem a menor média de casos ativos de Covid-19 no litoral, segundo boletim da Sesa


Por Redação JB Litoral Publicado 25/03/2021 às 14h23 Atualizado 15/02/2024 às 21h30
Paulo Henrique, Ph, matinhos secretário saúde

Fonte: Prefeitura de Matinhos

Dentre as sete cidades do litoral do Paraná, o município de Matinhos tem a menor média de casos ativos de Covid-19, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos números do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no dia 17 de março.

Com uma população média de 35.219 moradores, a cidade tem 166 casos ativos. Com isso, a média de Matinhos está em 0,47%. Nos recortes, Matinhos aparece à frente de todos os outros municípios do litoral. Paranaguá tem média de 4,73%; Pontal do Paraná registrou média de 3,11%. Guaratuba aparece com 2,43%; Morretes tem média de 1,39%; Antonina está com 0,80%; e Guaraqueçaba aparece com 0,55% de média.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, estes números são resultado das decisões técnicas, tomadas no momento correto. “Não podemos dimensionar o valor para todas as vidas que conseguimos salvar com a adoção dessas medidas. Nosso muito obrigado ao Prefeito Zé da Ecler, pelo apoio às decisões técnicas da secretaria da Saúde e pela seriedade com que trata a saúde pública em sua gestão. Muito obrigado, também, a todos os guerreiros da saúde, que tem se dedicado de forma exemplar para os significativos avanços que alcançamos nesse curto prazo de gestão, e principalmente, à toda população, comerciantes, autônomos e empresários, que fizeram a sua parte, à duras penas, para que esse índice fosse alcançado”, destacou o Secretário.

O secretário ressalta que a pasta espera reduzir ainda mais os índices, com a manutenção das barreiras sanitárias e das medidas restritivas pelo menos até a Páscoa. “Sem dúvida alguma, conseguimos evitar o lockdown, adotado pelos municípios de Guaratuba, Curitiba e diversos outros da Região Metropolitana, em virtude de termos nos antecipado às medidas necessárias, que foram adotadas no momento certo, e depois seguidas conjuntamente pelos demais municípios do litoral, e também por prefeituras de outras regiões do Paraná.”, complementou.