Mesmo com veranistas enfrentando um teste de paciência nas estradas, cenário é de otimismo em Guaratuba


Por Flávia Barros Publicado 09/01/2023 às 21h02 Atualizado 18/02/2024 às 02h20
Roda-gigante de 22 metros é uma das inovações desta temporada em Guaratuba. Foto: Nosso Litoral

O final de semana foi de praias lotadas na região e filas sempre presentes nas estradas, tanto na BR-277 como na BR-376. Motoristas enfrentaram, em média, 4h de estrada para ir de Curitiba a Matinhos, por exemplo. Esta segunda-feira (9) não foi diferente: filas em ambos os sentidos durante todo o dia na BR-277, onde permanece o desvio operacional no Km 42. Passava das 19h e quem descia a Serra sentido Paranaguá enfrentava 7 km de lentidão. Para quem saía de Paranaguá em direção à capital pensando que pegaria um trânsito mais livre no começo da noite, não foi um bom negócio, pois as filas seguiam por 26 quilômetros. Mas, mesmo com o trajeto sendo duas, três ou mais de quatro vezes mais demorado do que normal, o JB quis saber se o Litoral tem um plano B para que essa seja uma temporada acima da expectativa.

MELHOR DA HISTÓRIA

Para Guaratuba, só há motivos para sorrir, segundo informou à reportagem o prefeito da cidade, Roberto Justus.
Após dois anos sofrendo, devido à Covid, posso afirmar com toda tranquilidade que Guaratuba está vivendo a melhor temporada de sua história“, disse Justus.
O prefeito também fez um balanço positivo do Réveillon e do primeiro final de semana após os festejos de ano novo. “Recebemos cerca de 600 mil pessoas para a virada do ano, com um belíssimo show de fogos sem estampidos, trios elétricos com bandas e DJs tanto no centro quanto no Coroados. Neste final de semana a cidade estava cheia novamente com hotéis, restaurantes e praias lotados“, avaliou o prefeito, que também enalteceu a parceria com o governo do Estado, que promove o Cinema na Praça e programação de esportes e lazer.

MAIS PACIÊNCIA

Embora reconheça que enfrentar o tempo de viagem tem sido um transtorno, o prefeito de Guaratuba acredita que não é um fator que desestimule quem quer aproveitar a temporada. “Devido aos transtornos causados pelas chuvas do final de ano, a viagem ficou mais demorada para os nossos turistas, mas aparentemente nem isso, que é um problema alheio ao poder municipal, foi capaz de mudar os planos deles. Enquanto as rodovias não forem totalmente liberadas nossos visitantes terão de ter um pouco de paciência, ou se programar para evitar dias e horários de pico. E é isso que tem acontecido”, falou Justus ao JB Litoral.

ATRATIVOS

Além das belezas naturais e gastronomia, a gestão de Guaratuba também investiu em campanha publicitária veiculada em mais de 200 pontos de ônibus e mobiliário urbano de Curitiba; divulgação em rádio, TV e Internet. A administração municipal ainda apostou em cenários “instagramáveis”, em que visitantes postam conteúdos espontâneos divulgando a cidade, como a roda-gigante.
Nossa roda-gigante já é um sucesso visitado por milhares de pessoas diariamente que a disseminaram em fotos e vídeos que viralizaram nas mídias sociais levando a marca Guaratuba para incontáveis pessoas ao redor do mundo“, comemorou Roberto Justus.
O prefeito também faz um convite para quem ainda não foi à cidade.
Todo final de tarde você pode se juntar a dezenas de pessoas se revezando amigavelmente para fazer uma selfie nas muretas da Praça dos Namorados e assistir ao espetáculo de cores do nosso pôr do sol. Em cada parque, praia ou praça da cidade há algo de novo acontecendo. E assim será até o Carnaval que fechará com chave de ouro a temporada 2023“, finalizou Justus.

MORRETES PREOCUPADA

Se de um lado Guaratuba não vê motivos para se preocupar com o retorno que a temporada vem dando para a cidade, Morretes tem suas ressalvas. De acordo com as informações enviadas ao JB Litoral, a Prefeitura da cidade está em permanente contato com o governo do Estado, buscando prioridade e agilidade nas obras de recuperação, tanto da BR-277 como da Estrada da Graciosa, que voltou a ser interditada no último dia 4.
O período é muito preocupante. A temporada é um dos momentos mais esperados pelos comerciantes do Litoral e pelos turistas que procuram a cidade para se banhar nos rios e cachoeiras, apreciar o famoso barreado e os demais produtos artesanais que Morretes oferece. Aguardamos com muita inquietude, a celeridade das obras da Estrada da Graciosa, para que os visitantes possam vir para nossa cidade com tranquilidade e segurança“, relatou.

PARA MINIMIZAR PERDAS

Segundo a Prefeitura de Morretes, alternativas para minimizar as perdas provocadas pelas chuvas e a dificuldade de acesso à cidade estão sendo tratadas com o governo Estadual. “Buscamos incentivos para que, de alguma forma, possamos suprir as perdas no comércio das comunidades locais, decorrentes dos bloqueios das principais estradas que trazem os turistas ao município de Morretes. O incentivo mais recente conquistado pelo Prefeito Júnior Brindarolli, foi a negociação com a Fomento Paraná, para a linha de crédito com juros de até 7,17% ao ano para empreendedores que de alguma forma foram atingidos pelas enchentes ou restrições das estradas“, informou à reportagem.
Ainda de acordo com a administração municipal, os contatos são constantes para evitar que a situação se agrave.
Continuaremos nossos contatos com o Executivo, deputados e demais autoridades, para que Morretes não seja esquecida, e que através de incentivos, programas ou eventos, os comerciantes e o próprio município possam se recuperar desse momento tão difícil para todos“, finalizou.

AINDA SEM NÚMEROS, MAS BOAS PERSPECTIVAS

Em contato com a assessoria de comunicação do governo estadual, o JB Litoral recebeu a informação de que a percepção é de uma temporada com números positivos pela quantidade de pessoas descendo a Serra em direção ao Litoral, praias lotadas, coleta de resíduos em toda a faixa de praias e, ainda, o investimento do Governo que gira em torno de R$ 80 milhões para que essa seja a temporada de retomada após o pior momento da pandemia de Covid-19.