“Paranaguá sairá na frente”, diz prefeito sobre centro para jovens vítimas de violência


Por Marinna Prota Publicado 02/08/2021 às 12h29 Atualizado 16/02/2024 às 09h00

Na manhã desta segunda-feira (2) a cidade de Paranaguá ganhou mais um incentivo para implantar um Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. A cerimônia para divulgar a intenção de fazer o projeto, realizada no Teatro Raquel Costa, contou com a presença de Damares Alves, Ministra da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O prefeito Marcelo Roque, do Podemos, acompanhou a cerimônia e comemorou a implantação de mais um serviço assistencial na cidade.

“É uma parceria importante com o Governo Federal e do Estado. Já pedimos o prédio para o Nucria, mas precisamos de uma reforma. Queremos tirar um projeto do papel o mais rápido possível. Nossas crianças infelizmente são abusadas, tem o constrangimento e isso passa para a vida inteira. Esse centro vai abrigar Secretaria de Saúde, de Assistência Social, de Segurança Pública, de Educação, Conselho Tutelar, Nucria, MPPR, vão atender todos em um local só, dando mais tranquilidade para as crianças que passaram pelo abuso e violência“, explicou Marcelo.

A prefeitura de Paranaguá já está em busca da viabilização do projeto, que teve a assinatura da intenção de fazer assinada pela ministra Damares Alves, pelo prefeito e receberá também o aval do governo do Estado. O objetivo é integrar todas as peças do sistema que possam fazer a proteção de crianças e jovens que sofrem abusos durante a infância e a adolescência. Um prédio já foi alugado e deverá ser reformado para receber todas as instalações necessárias.

Ministra Damares Alves e prefeito Marcelo Roque. (foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

Paranaguá mais uma vez sairá na frente e será a primeira a ter. Com essa parceria com a ministra, que assinou o protocolo de intenção e hoje a tarde vamos concretizar isso no Palácio Iguaçu, junto com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Nossa equipe está trabalhando muito nos quatro anos do primeiro mandato e vamos continuar trabalhando mais para frente”, ressaltou o prefeito.

Já a ministra, que é parnanguara, fez questão de trazer a proposta para a cidade, que já havia se inscrito como um dos municípios aptos e com intenção de receber um centro de especialidades para este tipo de atendimento. “Essa é uma cidade que ama criança, nós temos um prefeito comprometido com a infância e também um governador. Não existia lugar melhor para começar. Eu nasci aqui e não sabia que Paranaguá já havia solicitado para ter um Centro de Atendimento. Estou muito feliz. Vamos nos integrar para que esse local seja o melhor do mundo”, declarou Damares.

Vice-governador, Darci Piana. (foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

Estiveram presentes também, representantes dos poderes legislativo e executivo do Estado. Por conta da agenda, o governador Ratinho Junior (PSC) foi representado pelo se vice, Darci Piana, do PSD. “A palavra da nossa ministra foi comovente, mas vamos falar de coisa boa. Um protocolo de intenções, que tenho certeza absoluta que vai acontecer, porque o Estado, a Prefeitura e o Governo estão atrás disso. Acho que Paranaguá está de parabéns por ser a primeira do Brasil. É fundamental a gente ter consciência e fazer com que nossas crianças não sofram”, disse.

Disque 100

Por meio da tecnologia a pasta do ministério federal pretende ampliar as denúncias e amparar as crianças que vivem em situação de agressões recorrentes e abusos. Por se tratar de uma questão, que em grande parte, envolve pessoas da mesma família ou amigos próximos, um aplicativo o “Disque 100” será destinado para smartphones, onde o próprio jovem poderá fazer a denúncia e pedir ajuda.

(foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

“Eu fui aos 6 anos de idade, vítima de violência sexual. E não tinha ninguém para conversar. Imagine se naquela época eu tivesse um aplicativo para conversar com o governo federal e pedir socorro. Eu não podia falar com ninguém, está presa ao medo, porque meu agressor dizia que iria matar meu pai”, relatou a ministra.

Damares ainda apontou que o Ministério da Mulher tem realizado ações a fim de melhorar o atendimento para esse tipo de situação, que tem ceifado a vida de crianças e jovens pelo país todos os anos. “Está sendo feito todo um trabalho, de ampliação dos canais de denúncia. Treinamento de Conselhos Tutelares. No conjunto, proporcionamos a redução da violência letal contra as crianças e adolescentes”, pontuou.

“É a primeira vez que a gente assina um protocolo de intenções com o município. É uma política relativamente nova. É uma honra trazer isso para o nosso Estado, que é pioneiro nesse tipo de política”, concluiu Maurício Cunha, secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Por Marinna Protasiewytch

Assista as entrevistas após a assinatura do Termo de Compromisso: