Prefeitura de Paranaguá multa a Rumo por falta de roçada em linha férrea na Costeira


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/04/2023 às 15h51 Atualizado 18/02/2024 às 09h14

Com 755 casos de dengue confirmados, Paranaguá vive um momento tenso no que diz respeito à doença. Por isso, medidas de combate ao mosquito Aedes aegypt estão sendo adotadas e cada vez mais divulgadas na cidade.

Contudo, para que as ações sejam efetivas, é necessário a atuação do poder público em conjunto com a população. Neste contexto, a Prefeitura de Paranaguá afirma que vem orientando a comunidade e fiscalizando imóveis residenciais, empresariais, terrenos baldios e áreas privadas, mas de uso comum, para que os focos de dengue sejam minimizados.

Destas fiscalizações, têm surgido notificações e autuações, com aplicação de multas, às pessoas e empresas que não têm colaborado com a limpeza de seus próprios espaços. Um destes casos foi o da Rumo Logística, multada em R$3.912 no mês de março.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thiago Alves Batista, a empresa foi, primeiramente, notificada para realizar o serviço de roçada no entorno das linhas férreas do bairro Emboguaçu e da Avenida Roque Vernalha, que são de sua responsabilidade. Além da limpeza na linha férrea próxima à Costeira, nas proximidades do supermercado Condor.

Eles fizeram a roçada no Emboguaçu e na Roque Vernalha, porém, o mato próximo ao Condor, na Costeira, que estava com cerca de três metros de altura, não foi roçado. Fui falar com a empresa e uma representante afirmou que, naquele momento, Paranaguá não era uma prioridade e que eu deveria aguardar até maio para o serviço ser realizado. Diante disso, fizemos a roçada no local, pois estava muito feio e perigoso, onde já houve tentativa de assalto, e, consequentemente, multamos a Rumo”, explicou ao JB Litoral.

O que diz a Rumo

A Rumo Logística também se manifestou à reportagem. De acordo com a empresa, foram iniciados, nesta semana, os serviços de roçada e limpeza nas proximidades da Rua João Eugênio, na Costeira. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos nos próximos dias.

Além disso, a concessionária informou que conta com um parceiro contratado para o gerenciamento, recolhimento e destinação de seus resíduos. “Também dispomos de uma equipe de meio ambiente que realiza treinamentos para a conscientização de seus colaboradores quanto a correta segregação e destinação dos materiais, com o intuito de evitar impactos socioambientais na região e a proliferação de vetores de doenças como a dengue”, disse.

A Rumo Logística, através de sua assessoria de imprensa, ainda afirmou que executa os serviços de roçada e limpeza nas áreas que são de sua responsabilidade conforme cronograma interno. “Em relação ao lixo descartado irregularmente, orientamos a população para que faça a destinação correta dos materiais em pontos apropriados de coleta. Temos um canal aberto para que a comunidade possa auxiliar e denunciar qualquer situação por meio do telefone 0800 701 2255”, concluiu.