Reforço no atendimento pré-hospitalar: Paranaguá é a terceira cidade do Litoral a assinar termo de cooperação com SIATE


Por Amanda Batista Publicado 23/10/2023 às 08h53 Atualizado 19/02/2024 às 02h55

No último dia 16 foi firmado um termo de cooperação entre a Prefeitura de Paranaguá, a 1ª Regional de Saúde e o Corpo de Bombeiros. O acordo marca a retomada do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) após cerca de 5 anos sem atuar na cidade. A expectativa é que o serviço seja regularizado ainda em 2023.

Paranaguá é o terceiro município do Litoral a firmar a parceria, além de Pontal do Paraná e Guaratuba, que assinaram o termo em agosto deste ano. Agora, a cidade deve receber duas ambulâncias disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado, que farão o atendimento de ocorrências relacionadas a traumas e ferimentos.

De acordo com o prefeito Marcelo Roque (PSD), o reforço do Siate do Corpo de Bombeiros retorna para somar esforços em prol da saúde da comunidade. “Novas ambulâncias chegarão ao município para esses atendimentos, e a Prefeitura de Paranaguá arcará também com os insumos para dar continuidade ao trabalho do Corpo de Bombeiros“, destacou o prefeito durante a assinatura.

O comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Fabrício Frazatto dos Santos, explica que o serviço existe desde 1988, mas foi interrompido em Paranaguá e em outros municípios do estado.

O retorno traz uma segurança para toda a comunidade nas operações de emergências e também dos nossos bombeiros militares, policiais militares e pessoas que lidam com emergências. Isso reflete o compromisso do Governo do Estado e da Prefeitura com a saúde da população“, avaliou o major.

Assinatura do termo aconteceu no último dia 16 e contou com a presença de autoridades municipais e representantes do Corpo de Bombeiros. Foto: Prefeitura de Paranaguá.

Como vai funcionar o atendimento


A diretora da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, Carmen Moura dos Santos, explica que o serviço poderá ser acionado pelo telefone 193 (atendimento do Corpo de Bombeiros) ou pela Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192.

Todas as ocorrências serão reguladas via centrais do corpo de bombeiro e pela central do Samu, isto irá contribuir para a atuação do Samu em casos clínicos, proporcionando atendimentos oportunos e com maior agilidade para a população”, disse ao JB Litoral.

O Siate pode ser acionado tanto para atendimento de casos de trauma como clínicos, porém, sempre que possível, a equipe dará prioridade aos traumas. O Samu funcionará da mesma forma, porém, sem nenhum tipo de priorização entre vítima de trauma ou paciente clínico. Basicamente, as duas equipes poderão atender as ocorrências, mas a responsabilidade pela triagem e regulação (o destino dos pacientes) será do médico regulador do Samu.

As equipes do SIATE e SAMU vão atuar em conjunto, conforme disponibilidade de ambulâncias, localização e gravidade das ocorrências. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral

Processo de triagem


O diretor médico do Samu Litoral, João Cláudio Campos, explica que apesar de possuírem propósitos diferentes, os serviços serão complementares e acontecerão conforme a necessidade de cada ocorrência.

Quando as ocorrências entrarem via Samu, o médico regulador fará a triagem e enviará o melhor recurso disponível, considerando diversos fatores como disponibilidade de viaturas, distância, tempo, tipo de agravo, entre outros”, explicou o médico.

João Cláudio ainda destaca que o Samu e os bombeiros possuirão um controle conjunto das viaturas, assim, sabendo quais estão disponíveis no momento e mantendo o contato constante através do rádio, o que contribuirá com a agilidade do atendimento.

Nas cidades que possuem o Siate, quando a ocorrência é gerada diretamente no Corpo de Bombeiros, os casos também são abertos no sistema do Samu, para que haja integração e a regulação das vagas”, acrescentou.

Ambulâncias disponíveis no Litoral


Com a assinatura do termo, Paranaguá contará com uma ambulância avançada (que atende casos mais graves e conta com um médico na equipe) e três ambulâncias básicas (atendem casos de menor gravidade) do Samu, e duas viaturas do Siate.

Pontal do Paraná, que assinou o termo há cerca de dois meses, atualmente conta com uma viatura básica do Samu e uma do Siate, assim como Guaratuba. O mesmo acontecerá com Matinhos, após a conclusão do plano de trabalho necessário para regularizar o serviço.

Durante a Operação Verão, ainda existe acréscimo de recursos com mais três ambulâncias avançadas do Samu em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além de um helicóptero que é compartilhado entre o Samu e o Siate.

O Siate atende acidentes de trânsito, quedas, ferimento por arma branca, ferimentos por arma de fogo, entre outros traumas. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.