Setembro Amarelo: Programa Mãe Pontalense promove encontro sobre depressão pós-parto


Por Amanda Batista Publicado 16/09/2023 às 18h02 Atualizado 18/02/2024 às 23h34
Encontro acontece na Casa da Cultura, localizada na Avenida Tom Jobim, nº 902 – Balneário Primavera. Foto: Arquivo.

Pensando na saúde e bem-estar de mães, gestantes e recém-nascidos, o Programa Mãe Pontalense promoverá um encontro para tratar sobre depressão pós-parto na terça-feira (19), às 14h, na Casa da Cultura do Balneário Primavera.

O evento, que contará com a presença de profissionais de saúde e psicólogos, visa proporcionar um espaço seguro para que as mães e gestantes possam compartilhar suas experiências e buscar orientação sobre como lidar com a condição.

Durante o encontro, serão discutidos os sinais de alerta e estratégias de prevenção, além da importância da compreensão familiar e da atuação da rede de apoio após o parto.

De acordo com a diretora da Secretaria de Saúde, Letícia Andres, o tema foi incluído na agenda do programa por conta da campanha Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção do suicídio.

A depressão pós-parto é uma condição delicada, que pode levar à psicose pós-parto e até ao suicídio. Por isso, faremos essa reunião com os profissionais da saúde e dispomos de acompanhamento durante todo o ano com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial”, afirma a diretora.

O que é depressão pós-parto

É uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto. Raramente, a situação pode se complicar e evoluir para uma forma mais agressiva e extrema da depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto. A depressão traz inúmeras consequências ao vínculo da mãe com o bebê, sobretudo no que se refere ao aspecto afetivo.

*Com informações do Ministério da Saúde