Secretária de Saúde de Pontal reforça alerta para aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias


Por Publicado 04/01/2022 às 12h30 Atualizado 16/02/2024 às 23h06

A Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná, Carmen Cristina, havia explicado nesta segunda-feira (3) a reportagem que realmente está ocorrendo maiores procuras por atendimento hospitalar devido às infecções virais, principalmente causadas pelo novo Coronavírus e pela gripe H3N2.

Disponibilizamos testagem para todos os sintomáticos respiratórios e os contatos assintomáticos, desta forma aumentou o número testes e de positivados. Estamos acompanhando os números e avaliando. Em consequência do aumento de pessoas na cidade o número de atendimentos foi muito grande” explicou a gestora.

Já na manhã desta terça-feira (4), a secretaria recebeu o JB Litoral na prefeitura e esclareceu a condição sanitária do município praiano.

Para Carmen, as duas viroses precisam de atenção total das autoridades. “Começamos o ano com um desafio grande, com mais um vírus respiratório circulando. É um desafio que todos os municípios aqui do litoral estão enfrentando. Há um fluxo muito grande de turistas, com recorde populacional para as festas de fim de ano. É isso faz com que nós tenhamos uma sobrecarga em todos os serviços”, justificou a chefe da pasta da Saúde.

Para a secretaria, a testagem crescente é responsável também pelo maior número de pessoas que foram confirmadas com o novo Coronavírus. “Nós estamos em pandemia ainda, então o que houve foi um aumento de novos casos respiratórios e por isso nós testamos muito mais. A média de testes era entre 5 e 10 diariamente e no final do ano houve maior testagem e, com isso, maior número de positivados também”, explica.

Coordenando os cuidados nesse período de incertezas, ela ainda ressalta que a espera tem se tornado maior para quem busca tratamento. “Nós realizamos mais de 750 ao longo dessa semana. Testamos em grupos específicos e passamos a reforçar as equipes de atendimento. O tempo de espera para o atendimento, devido a demanda, cresceu um pouco também”, narra a secretaria.

Carmen Cristina conclui relembrando as regras de proteção, como uso de máscaras faciais e álcool em gel nas mãos, distanciamento social e procurar atendimento caso sinta os primeiros sintomas.

Veja abaixo as lives com a secretaria Carmen Cristina realizadas pelo repórter Diogo Monteiro: