Paranaguá se transforma em cenário de filme: vem aí o “Entre Fantasias”


Por Flávia Barros Publicado 26/07/2024 às 12h41

Plumas, paetês, purpurina, alegorias, fantasias, música. Quem ama carnaval já se arrepia só de pensar. O amor pelo carnaval faz com que o esforço de meses de trabalho se traduza em dias de festa e realização, quando chegam os festejos que fazem parte da vida de milhões de brasileiros.

SET ENTRE FANTASIAS
Gravação do filme ocorreu toda em Paranaguá. Foto: Divulgação

Durante esta semana, desde domingo, até esta sexta-feira (26), Paranaguá vive esse sentimento, mesmo faltando sete meses para o carnaval. Isso porque a Cidade Mãe do Paraná se transformou em cenário para as gravações do filme “Entre Fantasias”.

Maior parte das gravações se concentra na Ilha dos Valadares, mas a rua da Praia, a ponte dos Valadares, o centro histórico e a região portuária também viraram set de filmagem da produção.

O filme

O amor pelo carnaval é o cerne do Entre Fantasias, dirigido por Mariana Zanette.  A atriz com 32 anos de carreira também é diretora teatral, editora, roteirista, e diretora de audiovisual. Curitibana de nascimento, mas parnanguara de coração, Mariana é um nome importante para a manutenção e divulgação da cultura caiçara. Ela conversou com o JB Litoral e contou como se apaixonou pela cidade.

O filme é uma história que fiz em 2009, depois de passar pela experiência de trabalhar nas escolas de samba no carnaval de Paranaguá. Conheci a cidade através do carnaval, quando vim para cá ser júri de carnaval e me apaixonei por tudo. No entanto, depois da pandemia não tivemos mais o carnaval de escola de samba e isso gerou muita frustração para mim e outras pessoas do carnaval”, diz Zanette.

Protagonista do filme, a personagem Dona Marcelina é uma costureira de escola de samba que sofre preconceito de sua família, que é muito religiosa, por suas escolhas. Em paralelo a isso, a produção também aborda o universo das fantasias que cada um tem.

mariana zanette
Diretora do Entre Fantasias, Mariana Zanette é atriz há 32 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Oportunidade

A diretora também revelou que maior parte das pessoas que trabalha no filme são da região.

Tanto a equipe técnica, quanto o elenco, são na maioria moradores parnanguaras e do Litoral. Ao todo, reunimos aproximadamente umas 60 pessoas. O filme está sendo realizado pelo Coletivo de Audiovisual Pixirão Cine, através da produtora audiovisual W7films”, detalha.

Gravação Entre Fantasias
Equipe do Entre Fantasias teve cerca de 60 pessoas durante as gravações. Foto: Laura Arnhold

Mariana afirmou, ainda, que dirigir o seu primeiro longa-metragem, após três décadas de carreira, justamente em Paranaguá, é a realização de um sonho.

Poder fazer audiovisual, trabalhar com o ofício que eu gostaria de trabalhar, é realmente um grande presente. Esse projeto a gente fez através da lei Paulo Gustavo, ao ganhar um edital da prefeitura, no ano passado. Com o Pixirão Cine a gente começou a organizar, desde a época da Lei Aldir Blanc, a realização de videoclipes, vídeos bem interessantes, que, a princípio, estão todos disponíveis no YouTube. Mas esse aqui vai ser o primeiro filme que estamos rodando para ir para festivais e colocar Paranaguá no cenário do audiovisual nacional”, completa.

Música e interpretação

Para Edison Venâncio, da dupla sertaneja Edison e Lucas, uma postagem nas redes sociais sobre a formação de elenco para o filme foi o suficiente para que ele se candidatasse a integrar a equipe.

O interesse inicial seria para interpretar o papel de um músico, mas foi além disso.  

Eu interpreto o Alcides, que é um trabalhador que faz de tudo para garantir o sustento da família. Ele é pedreiro, marceneiro, motoboy, trabalha no Porto e ainda é músico, toca na Igreja. Por outro lado, sua esposa é infiel e só o trai”, conta Edison, em conversa com o JB Litoral.

SET ENTRE FANTASIAS 2
Edison Venâncio interpreta o trabalhador Alcides. Foto: Divulgação

Edison também ressaltou a importância de ter uma produção desse porte sendo gravada na cidade.

Acho muito importante porque desperta e fomenta o interesse de novos artistas locais. Paranaguá e região precisam de mais incentivo tanto para o cinema, quanto para o teatro”, finaliza.

Captura-de-tela-2024-07-26-122359
Dupla parnanguara de música sertaneja, Edison e Lucas. Foto: Divulgação

Ainda este ano


Quem já está curioso para saber quando vai poder assistir ao Entre Fantasias, a direção afirma que o filme deve estrear em dezembro desse ano.

No elenco, nomes importantes na cultura da cidade como Sueli Costa, Rogério Soares, Breno Oberdam, Luma Zanette, Malu Zanette, Wanderlem Silva, Juliana Damborowiski, a dupla Edison e Lucas, Adilson Ferreira e Bloco Macambira, Felipe Orlandino, Josué Henrique, André Marques, entre outros.

De Curitiba, participam as atrizes Viv Follador e Mila Leão.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *