“Hoje o porto dá muito pouco para a cidade e nós vamos exigir que o Governo do Estado invista mais”, diz Magin


Por Brayan Valêncio Publicado 12/09/2024 às 16h44

Magin Valêncio Neto, de 60 anos, é comerciante e estreia na política eletiva nesta eleição. Parnanguara de nascença, conta com apoio do ex-prefeito por duas gestões, José Baka Filho (PDT), para chegar ao comando da cidade portuária.

Segundo o próprio pedetista, sua candidatura saiu do papel para “retribuir tudo que a cidade nos deu”. A participação de Magin na disputa eleitoral se deu pela tentativa de lideranças locais de renovar o quadro político, principalmente buscando uma alternativa ao eixo Pioli e Ramos, que se desenhava desde 2022.

Entre as bandeiras da campanha estão melhorias na educação, a contratação de mais profissionais para o Porto de Paranaguá e a readequação da cidade dentro do cronograma de eventos e do mapa político estadual.

O trabalhista tem como candidata a vice-prefeita a professora Suzana Wilczek, que também é natural de Paranaguá e faz parte do mesmo partido, formando assim uma chapa pura. Mas, além do próprio PDT, os candidatos contam ainda com o apoio da Federação PSOL-REDE.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Magin: Primeiro, potencializar os recursos existentes, integrando a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Federal, todos os órgãos de segurança. Investir mais na segurança interna e no reequipamento da Guarda Municipal. Se preciso for, fazer mais concursos públicos. Treinar o nosso pessoal e investir muito na inteligência também, que é muito importante. Com relação à área turística ou quando for temporada turística, a ideia é criar um grupamento específico de proteção ao turista, como tem no Rio de Janeiro. Então, seguiremos até o Rio para ver como é que eles implantaram esse sistema lá e vamos implantar aqui.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?



Magin: Pretendo melhorar o atendimento fortalecendo o programa Saúde da Família, fazendo mais convênios para trazer mais médicos para Paranaguá e fazer com que a gente consiga remunerar melhor. Primeiro que nós vamos fazer uma devassa nessa Fundação de Assistência de Saúde de Paranaguá (FASP), porque ninguém sabe, é uma caixinha preta. E a atração de profissionais se faz com mais benefícios dentro da lei. Aquilo que a lei permitir, nós estaremos oferecendo para atrair melhores profissionais. Vamos também fortalecer o programa de vacinação dentro do município, que hoje Paranaguá perdeu. E vamos reduzir a mortalidade infantil, a mortalidade materna infantil aos patamares que estavam durante a gestão do ex-prefeito José Baka Filho. Vamos também dar mais assistência aos idosos e criar condições de ter mais geriatras nos postos de saúde.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Magin: Vamos reimplantar as escolas em tempo integral e investir os recursos na educação e em educação, qualificando mais os professores e fazer as oficinas das escolas integrais com temáticas como a de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Vamos, com certeza, incluir a preservação ambiental e a proteção ambiental no currículo das crianças.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Magin: A questão da infraestrutura, mobilidade urbana sustentável e revitalização das áreas degradadas, nós vamos melhorar toda a circulação de trânsito em Paranaguá, implantando novas avenidas, fazendo as conexões por meio de construção de mais pontes e viadutos e fazer realmente que existam dentro de Paranaguá um setor de planejamento urbano estratégico com a implantação de veículos leves sob trilhos. Hoje o porto dá muito pouco para a cidade e nós vamos exigir do Governo de Estado que ele invista mais. A Bento Rocha seja duplicada, a Ayrton Senna terá a construção das marginais e isso tem que ser recurso do Estado, porque de nós de Paranaguá já é tirado muitas coisas. Nós vamos investir muito em habitação também para que as pessoas não precisem morar em áreas degradadas. Isso será feito em parceria com o Governo Federal por meio de recursos que existem na Caixa Econômica Federal.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Magin: O déficit habitacional será solucionado abrindo áreas que já estão ocupadas e verticalizando a cidade por meio de recursos do Governo Federal.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Magin: A geração do emprego em Paranaguá está sempre ligada à atividade portuária. O que nós temos que fazer é qualificar o nosso jovem, qualificar a mão de obra, investir principalmente na indústria sem chaminé, que é a indústria do turismo. A área de hospitalidade, hotéis, restaurantes, pousadas, vamos estimular muito. E vamos também recolocar o calendário turístico de Paranaguá, que já existiu. Na época do ex-prefeito Baka, o calendário turístico existia e ele foi simplesmente abandonado. Vamos atrair as pessoas, voltar com o carnaval forte, com as festas populares, principalmente no período do inverno, para que as pessoas possam vir para Paranaguá e usufruir das belezas naturais da nossa cidade. E como foi a festa dos motoqueiros que lota os hotéis.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Magin: Eu quero o seu voto de confiança para chapa Magin e Suzana. Eu quero cuidar da cidade, eu quero ser o paizão. Eu vou cuidar de você, eu vou cuidar das crianças, vou cuidar do futuro, vou fazer Paranaguá ficar novamente no mapa turístico do Estado, no mapa político do Estado, no mapa cultural do Estado. Nossa cidade tem cultura, tem tradição, tem hospitalidade. É um povo maravilhoso, trabalhador, mulheres lindas que vivem aqui. Então, eu quero dizer que eu quero construir a Paranaguá e colocar Paranaguá no século XXI.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *