“A epidemia de dengue foi uma prova da falta de gestão em Guaratuba”, diz Mauricio Lense


Por Brayan Valêncio Publicado 12/09/2024 às 17h54

Mauricio Lense é economista de formação. Sua trajetória na vida pública de Guaratuba começou quando atuou como vereador entre 2013 e 2016. Mas antes da carreira política, foi empresário e membro ativo da comunidade. Sua experiência à frente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (ACIG) o conectou ao Poder Público e o fez ter interesse por atuar como gestor.

Em 2020, ficou em 2º lugar na disputa pela Prefeitura, por 2 mil votos, e acabou não sendo eleito para o cargo de prefeito. Agora, disputando a chefia do Executivo Municipal pela terceira vez, pelo partido Podemos, aposta na ampla aliança que formou ao redor de seu nome para vencer a eleição.

Segundo o próprio candidato, seu propósito de vida é continuar a contribuir com a cidade. Maurício diz acreditar firmemente que a união e o trabalho incansável são as chaves para superar o que considera a “estagnação de Guaratuba”.

Ao lado de Evani Justus (MDB), Lense é o candidato das legendas Podemos/ MDB/ PRD/ PRTB/ PSB/ Federação PSDB-CIDADANIA.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

Mauricio Lense: A segurança pública é um dever do Estado, mas também um direito e uma responsabilidade de todos. No caso do prefeito, por estar mais próximo da população, cabe a ele fazer o diagnóstico da segurança e articular as ações com o Estado, apresentando as necessidades e as soluções. Em Guaratuba, devemos implantar uma política de segurança com a Guarda Municipal e tornar mais efetivo o sistema de monitoramento iniciado na gestão da ex-prefeita Evani, minha companheira de chapa. Vamos fortalecer as parcerias com as polícias Civil e Militar propiciando uma cidade segura, inclusive na área rural. Em relação à temporada, felizmente, o Litoral conta com o grande reforço da Operação Verão, sobretudo nas cidades balneárias. Trabalhar de forma integrada neste período pode proporcionar ao município uma oportunidade de conhecer as estruturas e estratégias da segurança do Estado para intensificar as parcerias no ano inteiro.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Mauricio Lense: A saúde é uma das áreas em que pretendemos fazer mudanças profundas na estrutura e na gestão. A epidemia de dengue em Guaratuba, que teve 50% de todos os casos do Litoral, foi uma prova da falta de gestão. Temos profissionais competentes, que fazem o possível e o impossível para dar um atendimento à população. Mas eles ficaram limitados pela política, pela prioridade da atual gestão em realizar eventos para a mídia. Enquanto isso, ações básicas foram deixadas de lado; faltam insumos e medicamentos essenciais, falta gestão. Isso se resolve ouvindo os profissionais da saúde, dando condições de trabalho a eles e tendo a saúde da população em primeiro lugar. Na estrutura, nosso projeto principal é a construção do tão necessário Hospital Municipal de Guaratuba, que nunca existiu na história da cidade. Esse hospital terá desde UTI pediátrica e cardiológica até centros cirúrgicos e de diagnóstico. Nosso plano é viabilizar essa construção por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Ao mesmo tempo, daremos continuidade à construção do novo hospital maternidade e sua integração ao pronto-socorro, tornando-os uma unidade de atendimento única. Também ampliaremos o atendimento domiciliar com médicos de família e o serviço de ambulância na zona rural, além de investir na prevenção, com programas voltados ao combate à obesidade, depressão e diabetes. 

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Mauricio Lense: Mesmo com um grande orçamento, nossa educação está em decadência. A queda no IDEB é uma demonstração oficial dessa triste realidade. Nossa proposta para a educação é ambiciosa. Vamos começar ouvindo os professores e toda a comunidade escolar, que inclui os pais e as famílias dos alunos. Faremos uma educação democrática e participativa. Em relação à educação ambiental, temos um plano para enfrentar os eventos climáticos, as enchentes e a poluição de forma sustentável. Isso está no nosso plano de governo e iremos detalhar no decorrer da campanha. Guaratuba está inserida em um dos mais importantes biomas e vai agir de acordo com esse ambiente.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Mauricio Lense: Após estudos de viabilidade, pretende-se introduzir em Guaratuba um sistema integrado e intermodal de mobilidade sustentável. Isso inclui a modernização da frota de ônibus, dos pontos e das rotas. A bicicleta, como meio de locomoção, será incentivada. As ações compreenderão a melhoria e ampliação da malha cicloviária existente, de modo que o usuário possa circular com segurança, de bairro em bairro, em boa parte da cidade. Nossa gestão vai implantar e intensificar os avanços previstos no Plano Municipal de Mobilidade que ficou no papel.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

Mauricio Lense: Com a identificação das áreas consideradas vazios urbanos e ações para a sua ocupação de forma sustentável, principalmente no que se refere aos programas de regularização fundiária e habitação popular. Parceria com os programas estaduais e federais de habitação, proporcionando as áreas que podem ser disponibilizadas, encaminhando os projetos necessários, o que não tem sido feito.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

Mauricio Lense: Nosso plano de governo prevê diversas articulações com entidades, órgãos públicos e setor privado para atrair investimentos e criar um ambiente favorável às empresas com a criação das condições de infraestrutura e qualificação da mão de obra. Já divulgamos nas redes uma parte do nosso programa que inclui o fomento à criação de cooperativas de confecção, começando pelos uniformes escolares, cooperativas rurais e de trabalhadores no aproveitamento de resíduos da construção civil e outros para fabricação de paver. A própria pavimentação e a implantação da usina de asfalto vão gerar emprego e renda no município que hoje não existe ou vai para fora da cidade.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Mauricio Lense: Eu estou aqui, como candidato a prefeito sendo a mesma pessoa de sempre. Pai, avô e apaixonado por Guaratuba. Já tentaram me diminuir me chamando de padeiro, uma profissão honrada e digna de orgulho, já atacaram minha família, mas eu não tenho medo. Quem me conhece sabe que eu não sou de mentira, a minha vida é de trabalho, de luta. Nada foi me dado de mão beijada. Eu sou um guaratubano igual a todos e juntos venceremos e vamos fazer as mudanças que Guaratuba precisa. Quero lembrar, neste importante espaço, que estou junto com a Evani e meu número na urna é o 20. Muito obrigado.

Legenda: Mauricio Lense disputa pela terceira vez a Prefeitura de Guaratuba.

Legenda: Evani Justus já foi prefeita e agora quer voltar à chefia do executivo municipal.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *