Ação conjunta desmantela laboratório de drogas na Ilha dos Valadares, em Paranaguá


Por Redação Publicado 12/11/2022 às 12h53 Atualizado 17/02/2024 às 21h12

No início da noite de sexta-feira, 11, uma ação integrada da Operação Albatroz, envolvendo equipes da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil, encontrou um laboratório do tráfico de drogas na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Na ação houve a apreensão de quase 5 kg de cocaína.

Conforme as informações repassadas pela PM, tudo começou com monitoramento realizado pela Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º Batalhão, que verificou a movimentação intensa de usuários de entorpecentes em uma barbearia na Travessa Dois da Vila Itiberê. Durante a averiguação, os militares constataram que estava ocorrendo a comercialização de drogas no local.

Na sequência, com o apoio de lanchas da Patrulha Costeira, do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal e de equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil, foi realizada a abordagem.

Seguindo por um acesso para chegar ao imóvel, os policiais flagraram o momento em que um homem saiu correndo e entrou em um beco. Durante a perseguição, outro indivíduo saiu pelo portão de uma casa ao lado da barbearia com uma pistola nas mãos.

Na sequência, ao ser feita a verificação do interior da residência e da barbearia, os policiais encontraram uma prensa hidráulica e outros materiais usados no refino e preparação de cocaína para transporte e comercialização.

Na ação houve a apreensão de um total de 4,3 quilos de cocaína, além de documentos pessoais e de empresas que atuam na área portuária. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal, que segue com as investigações.

Os dois suspeitos foram identificados como sendo um homem de 36 anos e outro de 24.

OPERAÇÃO ALBATROZ

A Operação Albatroz, que teve início na quinta-feira, 10, faz parte do Programa Guardiões das Fronteiras, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), que visa reprimir a criminalidade transnacional na costa marítima brasileira, notadamente o tráfico ilícito de drogas, com a atuação integrada de forças policiais e instituições federais de fiscalização e controle.