Alunos de Cinotecnia da PM participam de instruções com a Patrulha Costeira em Paranaguá


Por Redação Publicado 14/12/2021 às 08h25 Atualizado 16/02/2024 às 21h29

No fim de semana, 35 policiais de diversas unidades da Polícia Militar do Paraná participaram de várias instruções, teóricas e práticas, junto ao Pelotão de Patrulha Costeira do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e ao Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom), em Paranaguá. Os militares são discentes do 5º Curso de Cinotecnia Policial Militar.

As instruções ocorreram nos dias 11 e 12 de dezembro (sexta-feira e sábado), sendo abordados estudos de Técnicas de Marinharia; Noções de Navegação; Aplicação de Nós, Laços e Voltas Para Amarração de Embarcações; Tomada em Praia; Embarque e Desembarque com Cães; Deslocamento Aquático com Cães; Deslocamento Aquático Fardado e Equipado, e Desembarque em Movimento.

A Cinotecnia Policial é um conjunto de conhecimentos e técnicas relacionadas à criação selecionada, manejo e treinamento de cães para tarefas específicas, como, por exemplo, ações táticas de detecção de narcóticos, explosivos e armas, rastreamento de pessoas, captura e imobilização de suspeitos.

Na Polícia Militar do Paraná, que é referência nacional em ações táticas com cães, esse tipo de trabalho teve início no dia 14 de dezembro de 1971, com a instalação da Companhia de Operações com Cães (COC), nos fundos do Quartel do Comando-Geral, em Curitiba. Hoje, a subunidade faz parte do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Corporação.

O Setor de Comunicação Social do 9º Batalhão destaca que desde que foi implantado, esse modelo de policiamento teve êxito na realização de muitos feitos, tendo, inclusive, atuado com o Corpo de Bombeiros da PMPR, na busca por vítimas da tragédia da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, no início do ano de 2019.

O comandante do Pelotão de Patrulha Costeira do 9º BPM, 2º Tenente Guilherme Arnoldo Stelle Neto, ressalta que a padronização de procedimentos no trabalho conjunto do cão com o policiamento aquático é algo novo e que foi implementado pela primeira vez neste curso de Cinotecnia. “Foi uma honra poder participar dessa criação e repassar o conhecimento aos alunos”, declarou o oficial.