Alunos de Pontal do Paraná se unem contra o racismo: programa AFROLIP impulsiona inclusão e conscientização


Por Luiza Rampelotti Publicado 24/08/2023 às 16h34 Atualizado 18/02/2024 às 21h24
Curso de Educação das Relações Étnico-Raciais acontece através do projeto AFROLIP. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Mais de 100 alunos do Colégio Hélio Antônio de Souza, localizado no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná, se tornarão protagonistas na luta contra o racismo através do programa AFROLIP (Afrodescendentes do Litoral do Paraná). Sob a orientação da professora Edicélia Maria dos Santos Souza, idealizadora do projeto, a escola busca se tornar uma referência na mediação de conflitos e inclusão social, abrindo caminho para um ambiente escolar mais igualitário e respeitoso.

A iniciativa, que começou em 2021, visa combater o racismo estrutural por meio da educação, com foco especial na educação infantil. Os primeiros passos foram dados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Pontal do Paraná, onde o AFROLIP trabalhou na construção da identidade de crianças negras, indígenas e quilombolas, promovendo o respeito às diferentes etnias e fomentando o convívio social harmonioso.

Agora, o programa se expande para abranger alunos da 7ª série do Colégio Hélio Antônio de Souza, que é estadual, mas também recebe turmas da educação pública municipal. A abordagem educacional oferecida pelo AFROLIP inclui conteúdos específicos em sala de aula, com ênfase na desconstrução de preconceitos raciais e no combate a casos de racismo registrados na escola. A mediação de conflitos é um dos pilares do programa, visando resolver tais situações de maneira construtiva e educativa.

A idealizadora do projeto, professora Edicélia, destaca a importância de ajudar em casos de racismo. “Onde houver um caso de racismo, precisamos ajudar”.

Professora e doutora Edicélia Maria do Santos de Souza, idealizadora do Projeto AFROLIP. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Curso de combate ao racismo

Sua dedicação levou à criação de um curso voltado ao combate ao racismo nas escolas do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania. A aula inaugural aconteceu na última terça-feira (23), e faz parte do programa AFROLIP.

A iniciativa tem como foco central a desconstrução do racismo estrutural desde a educação infantil, buscando transformar Pontal do Paraná em um exemplo nacional de inclusão nas escolas públicas”, explica Edicélia.

Ela ainda destaca que o AFROLIP não apenas leva essa temática de ensino às escolas municipais, mas também contribui com a formação de docentes em escolas estaduais e se envolve com instituições como a Casa Lar, CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o Centro Mar, destinado ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná