Após causar repercussão com declaração de engorda da praia, em Guaratuba, Governo evita dar detalhes sobre assunto


Por Redação Publicado 21/01/2023 às 23h59 Atualizado 18/02/2024 às 03h02

Primeiro foi a Orla de Matinhos, e agora é a vez da Praia de Guaratuba ter a sua faixa de areia ampliada. Este é o novo Litoral do Paraná“, foi com essa declaração publicada em seu perfil no Twitter, na última quarta-feira (11), que o governador Ratinho Junior (PSD) anunciou mais uma obra para a região litorânea. Na mesma postagem, entre os muitos comentários com críticas ao tempo levado para chegar ou sair do Litoral devido aos bloqueios parciais, desde outubro e novembro de 2022, um deles era o do prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (União Brasil).

“Parabéns Governador! A população e os turistas de Guaratuba agradecem. Vamos em frente!”, escreveu Justus.

SEM DETALHES


O JB Litoral procurou o Governo do Estado para saber como será essa engorda, em quanto tempo e como seria feito o projeto e, ainda, quanto custaria. Mas, a resposta enviada por meio de nota não traz essas informações.

O Governo do Estado está dando início, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), à elaboração do termo para a contratação do projeto para a engorda da faixa de areia na praia de Guaratuba. Os detalhes sobre a obra serão definidos neste estudo“, diz o texto.

TRÊS PRAIAS


Já o prefeito Roberto Justus contou que a engorda em Guaratuba foi tratada há bastante tempo. “Quando se iniciou essa discussão como Governo do Estado, falou-se em engorda das praias do Litoral como um todo. O governador perguntou qual era prioridade para Guaratuba e eu disse que era a ponte. Agora, com o projeto da ponte bem avançado, podemos partir para esse edital de engorda dessas praias, especialmente da Praia Central, Prainha e Caieiras“, revelou Justus.

ANDAMENTO EM MATINHOS


Por outro lado, passada a etapa de engorda, as obras de recuperação da Orla de Matinhos, que totalizam R$ 314,9 milhões, seguem dentro do cronograma e chegaram, no final da semana, a 64% do total. De acordo com o Estado, os serviços passam pelo estágio de instalação dos tetrápodes (nome dado às pesadas estruturas com quatro “pontas” que protegerão o espigão da força do mar) no espigão do Pico de Matinhos, iniciada no final de 2022, e que alcançou 46% do total contratado nesta semana, com 218 unidades instaladas. Posteriormente, os tetrápodes também serão instalados nas guias-correntes e nos headlands de Riviera e Flórida (servem para garantir a segurança na estabilidade da areia da praia). Até agora já foram produzidos 2.885 tetrápodes para as obras no Litoral.

Obras de recuperação da Orla de Matinhos chegaram a 64% do total no final da semana. Foto: SEDEST


VIDA ÚTIL DA AREIA


Após os episódios de areia invadindo o asfalto e degraus formados depois de chuvas com ventos fortes, a preocupação da população era a durabilidade desse areal colocado para deixar a faixa mais larga, na primeira etapa das obras. Mas, também segundo o governo, após a engorda da praia para 70 a 100 metros de faixa em média, a instalação dessas estruturas rígidas é necessária para a preservação e o aumento da vida útil da areia depositada. Os headlands de Riviera e Flórida constam com 17% e 45% da obra concluída, respectivamente, e o espigão de Praia Brava com 72%. Os guias-correntes da avenida Paraná têm 52% da obra concluída.

COMO FICAM OS ALAGAMENTOS E ENCHENTES


Outra questão noticiada pelo JB Litoral, e que tem causado transtornos e prejuízos, são os alagamentos toda vez que chove mais forte ou com um volume grande. Segundo o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luis Scroccaro, os guias-correntes irão minimizar o impacto das cheias. “Os guias-correntes têm uma finalidade específica para amenizar as cheias, facilitando o escoamento das águas pluviais para o mar. Atualmente, os canais de macrodrenagem estão comprometidos com assoreamento e vegetação em seu leito, dificultando o escoamento das águas pluviais. Então estamos construindo galerias em U que conduzem a macrodrenagem ao guia-corrente que leva para o mar“, afirmou.

O diretor também frisou que essas estruturas, somadas aos espigões e headlands, além de diminuir as cheias em Matinhos, darão melhor vida útil para a areia.

PRÓXIMAS ETAPAS


O projeto também prevê a revitalização da orla, com a reposição da restinga e espécies nativas e a melhoria do acesso à praia, por meio de passarelas. Segundo o IAT, essas partes foram desaceleradas com a chegada do verão, para não atrapalhar o descanso dos veranistas. Mas o órgão também atualizou o andamento no final da semana passada, com a urbanização da praia de Caiobá chegando aos 45% de conclusão; a urbanização dos balneários de Matinhos (sentido Pico de Matinhos ao Balneário Flórida), 9%; e o plantio de restinga nativa na praia de Caiobá, 46%.