Atletas de Paranaguá conquistam 33 medalhas em campeonato de Jiu-Jitsu


Por Amanda Batista Publicado 26/04/2023 às 10h43 Atualizado 18/02/2024 às 10h01

Os atletas do GFTeam subiram ao pódio 33 vezes no Grappling Festival, que aconteceu em Antonina, no último domingo (23). Ao todo, a equipe, formada por 26 alunos, em sua maioria crianças e adolescentes, conquistou 15 medalhas de ouro e 18 de prata, um número recorde para o projeto social.

Para participar do campeonato organizado pelo professor Celso Fonseca, os alunos tiveram apoio da iniciativa privada, que arcou com os custos de transporte e possibilitou ao time levar outros atletas que ficaram na torcida.

Foi um campeonato incrível, tivemos ajuda financeira dos pais de alguns alunos, além de uma empresa privada que arcou com o transporte. Com isso, pudemos levar além dos atletas que foram competir, os outros que não competiram, mas que queriam assistir e torcer pelos amigos”, afirma o professor Eduardo Simão.

Ele ainda comenta que a conquista das 33 medalhas é um feito marcante para o projeto e mostra o potencial dos alunos que, apesar de não conseguirem treinar diariamente, por conta da pequena estrutura e recursos escassos, conseguiram se equiparar e até superar a qualidade técnica das outras equipes.

É inacreditável, porque com todas as dificuldades e desafios que temos para realizar os treinos, que não são diários, todos estavam tecnicamente muito preparados e com muita vontade de vencer”, destaca.

Apoio da iniciativa privada é necessário

Durante a competição, o professor foi convidado para ser um dos árbitros, deixando a orientação dos alunos por conta dos instrutores de faixa marrom Ruan Assunção e Lucas Aparecido, do faixa preta, Sandro Santana, e do faixa roxa, Ricardo Vargas, da Gracie Barra.

Agora, o próximo passo da equipe é participar da 2ª etapa do Campeonato Paranaense, que acontece em Curitiba, além do torneio Floripa Fall Internacional, em Florianópolis. Ambos os eventos acontecerão no mês de maio.

Só conseguiremos levar o nome da cidade para as grandes competições se tivermos o apoio da iniciativa privada, pois custeamos 100% de todas as necessidades das crianças e adolescentes nestas competições. Agora, além das inscrições, precisamos pagar a hospedagem e alimentação para os atletas do Internacional. Eles precisam desse apoio para representar não só nossa cidade, mas todo o estado do Paraná”, conclui o professor.

Confira o quadro de campeões

Ana Júlia de Oliveira Martins Luiz (Aninha) – Um ouro e uma prata

Bernardo Correa de Freitas – Duas pratas

João Gabriel de Oliveira Martins Luiz (Gabigol) – Um ouro

Yuri do Rosário (Na régua) – Uma prata

Rafael Costa Oliveira (Cebolinha) – Três ouros

Guilherme dos Santos Siqueira – Uma prata

Júlia Corrêa de Freitas (Lobinha) –  Um ouro

Ana Lívia Veiga – Um ouro e uma prata

Kaue Victor (Miojo) – Uma prata

Yudi Gabriel de Oliveira da Silva (Bonitinho) – Um ouro

Luiz Carlos Guimarães da Silva – Um ouro e uma prata

Matheus Henrique Melo Santos (Zangão) – Três pratas

Alysson Machados dos Santos (Treina Muito) – Um ouro

Gustavo Lorran (Fabricinho) – Uma prata

Thiago Rodrigues (Ben 10) – Uma prata

Danilo Giudice – Um ouro e uma prata

Ester Rodrigues (Teté) – Duas pratas

Luis Fernando da Silva (Muay Thai) – Um ouro

Hugo Freitas – Uma prata

Julio Lopes – Uma prata

Sidney Lachowski Júnior (Estranho) – Um ouro

Vitória Zamboni – Um ouro

Ricardo Vargas – Um ouro