Balanço da Operação Themis traz prisão de 17 pessoas no litoral
Na manhã desta quinta-feira (21) a Polícia Civil com o apoio de vários agentes de segurança realizaram a megaoperação de combate ao narcotráfico e brigas de facções no litoral paranaense. No balanço da ação divulgado por volta das 11 horas, a PCPR informou que o saldo foi positivo e servirá para reduzir a criminalidade nos municípios da região que vem sofrendo com a onda de homicídios.
“Essas investigações se iniciaram em junho deste ano. Nós vivíamos um momento difícil no mês de março e abril com a explosão do número de homicídios. No curso das investigações destes crimes é que culminou a operação de hoje. Mais de 90% dos crimes contra a vida ocorrem por envolvimento com o tráfico. Foram aproximadamente cinco meses de investigação, em conjunto com o COPE e o Denarc. A importância dessas prisões vai além dos 17 capturados hoje, mas sim dos outros elementos, como por exemplo as armas de fogo”, detalhou o delegado da PCPR no litoral, Nilson Diniz.
A operação foi chancelada pelo delegado geral da PCPR e por isso reuniu as forças de segurança para poder fazer com que ela ocorresse de maneira ordenada e com o maior percentual de sucesso possível. “O trabalho não vai parar e vai ter como consequência a redução de vários crimes. Nós já esperávamos apreender uma quantidade grande de armas e já prevíamos que elas possivelmente tem envolvimento com várias mortes aqui”, destacou o delegado Rodrigo Brown, responsável pela Operação Themis.
Com os 17 criminosos presos foram apreendidas armas, drogas e objetos que comprovam o envolvimento deles com o narcotráfico, além de cinco veículos. Agora, a PCPR segue com as investigações e novas ações podem ocorrer ao longo dos próximos meses. “Temos certeza que quando a gente ataca o tráfico de drogas a gente gera um efeito significativo nos crimes contra a vida. É o estado demonstrando sua força”, concluiu o Diniz.
Confira quem são os envolvidos no esquema investigado pela PCPR
Confira a coletiva de imprensa completa