Beto Preto diz que litoral pode começar a aplicar 3ª dose em setembro


Por Marinna Prota Publicado 26/08/2021 às 12h41 Atualizado 16/02/2024 às 11h16
beto preto

Depois de anunciada pelo Ministério da Saúde, a terceira dose deve começar a ser aplicada em breve no estado do Paraná. O litoral vai seguir as regras da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e em meados de setembro pode dar início ao reforço da imunização contra a covid-19. Em coletiva, na manhã desta quinta-feira (26), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a expectativa é de que o público com 70 anos ou mais sejam os primeiros a receber o dose extra.

Pessoas com mais de 70 anos, que tenham tomado a segunda dose da vacina há seis meses e pacientes imunossuprimidos são prioridade na lista da aplicação da 3ª dose da vacina, que deverá ter início a partir de 15 de setembro, conforme adiantou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Beto Preto informou que aguarda o detalhamento do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde para explicar por onde deverá começar o processo, que inclui as sete cidades do litoral. “Quem compra as vacinas é o Ministério da Saúde, por isso, é importante seguir esse Plano Nacional de Imunização (PNI) para que não ocorra a falta de vacinas”, afirmou Beto Preto.

Variantes

789 amostras foram analisadas no estado e a maioria é da P1, 461 casos são da variante Delta. Destes, 59 casos confirmados, 20 óbitos e 17 de sublinhagem da variante Delta. Entre os casos avaliados, está os dos tripulantes dos três navios que atracaram no Porto de Paranaguá no fim do mês passado. “A mutação continua e, por isso, é importante a vacinação para tentar inibir essa circulação comunitária”, disse o secretário.