Casamento coletivo une 168 casais em Paranaguá; celebração foi marcada por surpresas


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/08/2022 às 03h55 Atualizado 17/02/2024 às 14h38

A manhã de sábado (6) foi marcada pela celebração do amor, em Paranaguá. No Mega Rocio, 168 casais firmaram o compromisso do matrimônio no tradicional casamento coletivo, o qual já garantiu com que eles saíssem do local com a certidão de casamento em mãos.

A ação foi realizada pelo programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), e SESC Paranaguá, com apoio da prefeitura. Nos últimos dois anos, o evento não foi realizado devido à pandemia.

Para o retorno em grande estilo, o casamento coletivo contou com diversas surpresas para os noivos, como decoração, sessão de fotos, bolo, saxofonista e até transporte coletivo decorado para o momento especial. Um ônibus enfeitado foi disponibilizado para levar os casais e seus convidados até o Mega Rocio.

Às 11h, a juíza da Vara da Família, Mércia Deodato do Nascimento, deu início à cerimônia que certificou a convivência dos casais e serviu para unir ainda mais as famílias, levando as relações para uma nova fase.

Esse evento ocorre há mais de 20 anos e foi o primeiro após um período de pausa, devido à pandemia. Há uma grande alegria na celebração desse evento, até pela expectativa que essas pessoas estavam. Muitos casais estavam aguardando há quase 3 anos, e a maioria deles não possui condições de realizar um casamento civil”, diz Mércia.

Ela ainda ressalta que o casamento coletivo oportuniza que os casais formalizem a união e tenham segurança jurídica, mas, sobretudo, tenham a alegria de constituir família. A juíza destaca a importância da parceria com o SESC e com a prefeitura. “Os esforços somados resultaram nesse evento que celebrou o amor”, comenta.

A superintendente de assuntos institucionais, da secretaria municipal de Gabinete Institucional, destaca o capricho dos noivos ao participarem do evento. “Quero parabenizar às noivas que vieram lindas, maquiadas, com vestido, tudo com muito capricho para esse evento. A gente não esperava ver a vontade das pessoas em participar e resolver sua vida civil”, diz.

Cada casal teve seu momento especial

O gerente do SESC Paranaguá, Joel Viana, comemora o sucesso do evento. “Foi um grande evento e, agora, são 168 casais enfim casados e felizes, então temos o sentimento de missão cumprida. Tudo foi muito especial, preparado com muito carinho para atender a todos. A decoração estava linda, tinha fotógrafos, demos o nosso melhor para que os noivos fossem tratados com amor, com dignidade e, apesar de ser um casamento coletivo, cada um teve seu momento especial”, avalia.

Um dos recém-casados são Samuel Pontes Ribeiro, de 46 anos, e Edileia Alexandre, de 50 anos. Eles são moradores na Ilha dos Valadares e têm uma longa e antiga história de amor.

Foi uma benção, gostamos muito e estamos muito felizes. Foi muito emocionante, porque já casamos antes, mas nunca chegamos a casar na igreja. Foi tudo muito lindo”, comenta Samuel.

Já Edileia revela mais detalhes do relacionamento, que começou há mais de duas décadas. “Nós estamos juntos há 24 anos, fomos casados, mas nos separamos há quatro anos e nos divorciamos há dois. No entanto, voltamos e resolvemos casar novamente, porque a gente não consegue ficar longe um do outro. Agora, nosso desejo é que a gente venha a ser feliz pelo resto das nossas vidas, até que a morte nos separa”, diz.

Samuel Pontes Ribeiro e Edileia Alexandre se casaram pela segunda vez no casamento coletivo. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral