Cattalini e policiais unem esforços na prevenção às drogas: Palestras educativas e conscientização para um futuro melhor


Por Redação Publicado 10/07/2023 às 16h52 Atualizado 18/02/2024 às 16h22

Alunos da Escola Municipal Randolfo Arzua e do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, receberam integrantes das Polícias Federal e Civil para palestras sobre prevenção às drogas. Os encontros, que aconteceram no final de junho, contaram com o apoio institucional da Cattalini Terminais Marítimos e do seu Grupo de Voluntariado, composto por colaboradores da empresa.

O projeto surgiu através de uma ideia conjunta entre a empresa e as polícias Civil e Federal, que formularam a palestra sobre prevenção e combate às drogas. “Com o projeto definido, recebemos policiais de Curitiba para realizar as palestras. Eles mostraram aos alunos a importância de seguirem no caminho certo e não usarem drogas; fazendo com que estejam conscientes dos danos que elas causam”, explica o    coordenador de Segurança Patrimonial da Cattalini Terminais Marítimos e integrante do Grupo de Voluntariado da empresa, Márcio Rocha.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer um convidado especial: o pastor-alemão Faruke – cão policial treinado para atuar na repressão das drogas. O animal tornou o clima mais descontraído para tratar sobre um tema tão sério.

de conhecer um convidado especial: o pastor-alemão Faruke – cão policial treinado para atuar na repressão das drogas. Foto: Divulgação

O chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima, Alessandro de Barros Vivone, destaca a importância de falar com adolescentes e jovens a respeito do problema relacionado às drogas. “Buscamos alcançar o maior número de adolescentes e jovens para falar sobre os perigos e malefícios causados pelas drogas. O tema é de fundamental importância para a sociedade, e tratar disso nas escolas faz com que as crianças e adolescentes possam tomar conhecimento de que as drogas não levam a um bom futuro”, diz.

Alessandro ainda fez questão de ressaltar que não apenas os problemas são apontados, mas que os alunos também são orientados quanto às saídas e alternativas para uma vida saudável e promissora. “É sempre bom poder conversar e tentar mostrar um caminho melhor para a vida deles, que não seja as drogas e nem o crime. Nesse sentido, é motivo de grande alegria ver uma empresa como a Cattalini, tão importante para o município, envolvida em projetos que buscam ativamente uma melhoria para a sociedade”, comenta.

Alerta para os alunos

O vice-diretor do Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto, Marçal Lombardi, conta que a presença dos policiais e dos voluntários foi bem vinda na instituição. “Nós tratamos desse tema há muito tempo e ficamos muito felizes com a palestra dos agentes de segurança. O tema é totalmente pertinente e remete às situações que, infelizmente, podemos ver no entorno da escola, com o tráfico e a violência”, diz.

Um dos alunos impactados com a palestra foi o adolescente Christian Rodrigues. Para ele, a apresentação dos policiais mostrou a realidade de muitos jovens e serviu de alerta para todos.

Eu achei a palestra muito importante, porque vemos muitos casos de pessoas viciadas e precisamos sempre buscar a conscientização dos alunos. Precisamos estudar e saber que temos um futuro brilhante pela frente e não podemos desperdiçar a vida com isso”, afirma.

No geral, a colaboração entre a Cattalini Terminais e as forças policiais para apresentar palestras sobre prevenção às drogas destaca o compromisso de conscientização e promoção de um ambiente livre de drogas e seguro para os estudantes. “Iniciativas como essas desempenham um papel vital ao afastar os jovens das drogas e do crime, permitindo que eles construam um futuro melhor e mais promissor”, conclui Márcio Rocha.

*Com informações da Cattalini Terminais Marítimos